Rede Brasileira dos Observatórios de Turismo busca aproximação com Mtur
As ações da Rede foram discutidas durante encontro nacional, realizado pelo Observatório da Goiás Turismo
Cerca 300 participações foram registradas durante do 4º Encontro da Rede Brasileira dos Observatórios de Turismo, organizado pela primeira vez em Goiás. O evento seria realizado em Goiânia, mas devido à pandemia, ocorreu em ambiente virtual na quarta (08/07) e quinta- feira (09/07).
Durante dois dias de Encontro, representantes dos observatórios de vários estados brasileiros discutiram as ações que visam fortalecer as pesquisas voltadas ao Turismo no país. Em debate, a formalização da rede, criação conjunta de um dispositivo legal e Regimento Interno; novas propostas de pesquisa em rede 2020/2021 e criação do Planejamento Estratégico; relações, parcerias com Mtur e captação de recursos. Segundo a coordenadora do Observatório do Turismo de Goiás, Giovanna Tavares, neste segundo semestre os participantes vão trabalhar pela consolidação das parcerias e aproximação com o Ministério do Turismo. "Buscamos uma participação mais efetiva nas políticas públicas, a partir das pesquisas desenvolvidas pela Rede", afirmou.
Para o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o trabalho desenvolvido pelo Observatório proporciona à Autarquia condições de fazer um planejamento eficiente. "No cenário pós pandemia, isso vai ser fundamental para atuarmos na direção certa. Somando todas as forças teremos impactos no Turismo Nacional", assegurou.
No final do evento foi anunciada a sede do 5º Encontro da Rede Brasileira dos Observatórios de Turismo, em 2021. A cidade de Natal, capital do Rio Grande Norte, será a realizadora da próxima reunião anual.