Turismo terá que se renovar no cenário pós pandemia
É o que alerta o XV Boletim Especial do Observatório do Turismo de Goiás
O XV Boletim Especial do Observatório do Turismo, da Goiás Turismo, divulgado nesta segunda-feira, 29, traz novas novas projeções para o setor na pós pandemia. De acordo com o documento, a WTCC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo) estima que 190 milhões de empregos no setor já foram afetados em todos os países.
Diante dessa emergência, o turismo terá que se renovar e, na fase pós pandemia, novos segmentos deverão encabeçar a retomada e outros estarão em queda. Entre eles: congressos e convenções on-line devem protagonizar o reinício da atividade; viagens corporativas terão redução significativa; turismo doméstico local e nacional irão crescer inicialmente; hotéis e pousadas terão que mudar seus paradigmas e suas dependências para outras atividades imobiliárias; valorização do paisagismo, das áreas litorâneas, ecoturismo e montanhismo; reservas ecológicas e parques nacionais; terceira idade ou turismo de maturidade.
Segundo o Boletim, a crise atual expõe fragilidades do setor que, segundo o Ministério do Turismo, é composto por 95% de pequenas e médias empresas. As dificuldades das empresas goianas para enfrentar um quadro de crise prolongada foram retratadas na Pesquisa de Sondagem empresarial realizada pelo Observatório do Turismo de Goiás, em parceira com a Rede Brasileira de Observatórios do Turismo do Brasil, que contou com a participação de 260 empresas goianas e foi realizada no mês de abril de 2020.
De acordo com o estudo, hoje o setor se encontra improdutivo, em virtude das medidas de isolamento social, e o futuro das empresas que atuam no turismo ainda está indefinido. A retomada tem sido processual e lenta e a previsão de receita é incerta, pois sofrem com a falta de demanda por seus serviços. A boa notícia, que traz um pouco de esperança para os empresários do setor, é que ao longo do tempo empresas associadas à atividade turística vêm se reinventando, usando de inovação, criatividade e boa comunicação para impulsionar seus negócios e atrair público. O documento traz informações do Guia de Tendências, do Sebrae, denominado “Sociedade e consumo em tempos de pandemia 2020/2021”, utilizando relatórios e publicações de alto impacto e relevância, nacionais e internacionais. Entre os temas abordados estão a "comunicação assertiva" e "como ser criativo na condução do seu empreendimento turístico no período de retomada das atividades".
O Boletim conclui que o Turismo precisa de iniciativas inovadoras com estratégias inadiáveis. Segundo o documento, no cenário pós pandemia permanecerão os exemplos de boas práticas de como lidar com os negócios em tempos de crise, já que própria história da humanidade mostra que o ser humano, com sua capacidade criativa, sempre supera os períodos de crise.
Leia o Boletim completo: