Concurso de Redação sobre Turismo leva vencedores a Caldas Novas

Os alunos do Ensino Médio de nove escolas da região Noroeste de Goiânia vão conhecer as águas quentes de Caldas Novas. O Projeto ViajArte, um Concurso de Redação sobre Turismo, envolve a Goiás Turismo e as secretarias da Educação e da Cultura. A ideia nasceu de uma conversa entre a assessora da GT e o deputado delegado Humberto Teófilo, que começaram a buscar parcerias e o deputado se tornou um grande apoiador do projeto. Os diretores dos colégios que resolveram participar estão satisfeitos: o concurso incentivou a leitura, a pesquisa e a escrita entre os jovens, criando um certo clima de disputa saudável.

Estudantes vão passar o dia na Lagoa Ecopraia, conhecida como a praia de Caldas Novas

Como prêmio, os estudantes vão passar um dia na cidade das águas quentes, desfrutando de tudo que o destino oferece. O grupo de adolescentes e seus professores ganharam a chance de aproveitar a Lagoa Ecopraia, conhecida como a praia de Caldas Novas. No dia 11 de dezembro eles vão se divertir neste lugar único, com areias, coqueiros e grandes ondas, com cara de litoral, em pleno Cerrado. A lagoa forma ainda chafarizes, jatos, bolhas e até ofurô de hidromassagem. A turma vai almoçar no Hotel Morada do Sol. Tudo oferecido pelo empresário Marcelo Palmerston, diretor Comercial do Grupo Morada Hotéis e Lazer, que encampou o projeto social, promovendo esse momento especial.

Desenvolvida a partir da opinião dos visitantes, a Ecopraia proporciona uma incrível experiência de litoral em pleno Cerrado brasileiro

Para Marcelo Palmerston, essa integração entre a Educação e o Turismo é fundamental: “Recentemente fizemos uma missão empresarial junto com o Sebrae para Gramado, onde há 30 anos o pessoal investiu em promover a educação para o Turismo nas escolas e hoje Gramado é o que é, um dos destinos mais procurados nacional e internacionalmente em função desse trabalho. Então a gente acredita nesse projeto, nesse apoio, sabe que vai fazer a diferença, que muitas dessas crianças no futuro, quem sabe, vão ser profissionais da área de Turismo ou vão estar viajando a vários locais e vão saber a importância do Turismo na comunidade. Uma das bandeiras da Associação Aqua (Associação Regional das Águas Quentes de Goiás, da qual Palmerston é presidente) é a da educação para o Turismo. Todos nós acreditamos muito nessa união. A gente sabe que o Turismo gera emprego, renda, e é um projeto que precisa ser valorizado. Pode contar com a gente, com a nossa parceria, sempre!”

ViajArte – iniciativa de sucesso

O sucesso da iniciativa é tanto que os organizadores já pensam em aumentar o planejamento para 2020. De acordo com Stefane Moura, coordenadora do ViajArte na Goiás Turismo, “o projeto tem tudo para crescer! Para o ano que vem, apostamos na participação de mais escolas e vamos incluir desenhos de alunos do Fundamental na premiação”. Além disso, os mentores do projeto querem publicar no mínimo mil copias de um livreto com os textos vencedores do Concurso de Redação sobre Turismo e os desenhos dos estudantes.

Cleiton Augusto Campos Cruz, aluno do Colégio Ary Ribeiro Valadão, com a mãe e a professora, à direita na foto. À esquerda, Stefane Moura e o deputado Humberto Teófilo

Segundo o presidente da Goiás Turismo, a autarquia está assumindo um novo perfil, com o Turismo fechando novas parcerias que promovem o desenvolvimento regional e abraçando projetos sociais. “Esse trabalho com os estudantes da Região Noroeste é fantástico! É um projeto de cunho social, que não apenas dá oportunidade aos jovens de viajar: o Turismo é divulgado nos colégios, o concurso ajuda a despertar para a importância da leitura e da escrita e ainda funciona como uma prevenção à violência, incentivando novos interesses e abrindo caminho para esses adolescentes”, explica Fabrício Amaral.

Hotel Morada do Sol, onde vai ser oferecido um almoço para os vencedores
Premiados

Confira a lista dos colégios participantes e os trechos das redações dos dois alunos que foram escolhidos.

Colégio Estadual Sebastião Alves de Sousa: Gabriel Felipe Duarte Moreira Xavier e Rayssa Pereira Nascimento

Cepi Professor Genesco Ferreira Bretas: Kayro Henrique Barbosa Barros e Rayssa Lima de Oliveira

Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão: Cleiton Augusto Campos Cruz e Miqueias Matos de Freitas

Colégio Estadual Jayme Câmara: Lizandra Brito de Deus e Marcela Alves dos Santos

Colégio Estadual Edmundo Rocha: Israel Alexandre da Cruz e Augusto Eric Pereira Lima

Colégio Estadual Verany Machado de Oliveira: Junior Jesus de Almeida e Jocy dos Santos Moreira

Colégio Estadual João Bênnio: Vitória Benedito Silva Resende e Daiane da Silva Lopes

Colégio Vitor José: Joel da Cruz Guimarães e Nick Lester Costa Silva

Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes: Thais Milla Rocha e Rhyan Pabllo Ferreira Gomes

A diretora Rosânia, Stefane Moura, Augusto Eric Pereira Lima – um dos vencedores do Colégio Edmundo Rocha, o deputado e a coordenadora Verônica

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo