Revista nacional especializada destaca “10 ótimos motivos para ir a Goiás”

viagem

A Viagem e Turismo publicou a matéria “10 ótimos motivos para ir a Goiás”, com manchete na capa da revista. Com 14 páginas, repleta de fotografias, a reportagem é o Especial Viagem do mês de agosto e destaca oito regiões que fazem parte do Mapa Turístico de Goiás.

viagem 1O texto ressalta as cachoeiras, as cavernas, a gastronomia, as águas quentes, as festas populares, o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do estado, além do turismo de aventura, folclórico e as belezas naturais. “Tudo vale a pena no Planalto Central do Brasil”, afirma.viagem 2

O artigo chama a atenção para a Chapada dos Veadeiros, com suas cachoeiras e trilhas, que exigem perseverança e prepara físico, e para o Vale da Lua. E lembra que Cavalcante, São Jorge e principalmente Alto Paraíso, oferecem uma infinidade de pousadas e restaurantes, além de lojas de artigos esotéricos e artesanato, e ainda a arquitetura em forma de pirâmides e gotas dos místicos que foram morar ali.

3

viagem 4Outro destaque é para a região das águas termais, Caldas Novas e Rio Quente. Donos do maior manancial hidrotermal do mundo, com seus parques aquáticos e piscinas de águas quentes, toboágua e praias artificiais, esses destinos são diversões garantidas para adultos e crianças. A revista cita ainda o Parque Estadual Serra de Caldas, que tem até uma cascata de água fria para quem precisar se refrescar.viagem 5

Pirenópolis, Patrimônio Arquitetônico, Urbanístico, Paisagístico e Histórico, é destaque por suas igrejas, artesanato, doces típicos, e também pela Festa do Divino e as Cavalhadas. A reportagem salienta o Parque Estadual Serra dos Pirineus, com suas piscinas naturais, as reservas ecológicas e a geografia propícia para quem gosta de esportes radicais, como tirolesa e rapel. viagem 6viagem 7

O Rio Araguaia não poderia ficar fora da lista. Aruanã e Luís Alves são apontados na matéria por serem adequados a banhos de rio e pescaria na temporada de meio de ano, quando se formam as praias, e os turistas montam acampamentos que se transformam em verdadeiras colônias de férias, com atividades como vôlei na areia e jet-ski.

viagem 8

Goiânia é destaque pela gastronomia. O texto fala dos restaurantes que servem comida regional na capital, com os ingredientes do Cerrado que ajudam a compor a culinária goiana, com seus sabores e aromas: pequi, guariroba, pamonha e empadão, além do peixe na telha. viagem 9viagem 10

A antiga capital, Goiás, é Patrimônio Histórico e Cultural Mundial, tombado pela Unesco. A cidade é mencionada no artigo pela poesia de Cora Coralina, pelos doces tradicionais, e, claro, pelo Centro Histórico, com seus museus, ruas de pedra, praças, o palácio que foi sede do governo do estado e o casario colonial. E citou ainda o Parque Estadual da Serra Dourada.

viagem 11Até mesmo o turismo religioso foi informado pela revista. O foco é sobre Trindade e Abadiânia. Em Trindade, mais de 2,7 milhões de católicos participam todo ano da Festa do Divino Pai Eterno. Os fiéis seguem a pé pela Rodovia dos Romeiros, para agradecer a graça recebida. E, em Abadiânia, o médium João de Deus costuma atrair mil pessoas – não somente espíritas – em cada dia de atendimento.

viagem 12

O Parque Estadual de Terra Ronca é conhecido pelo patrimônio espeleológico mais expressivo da América Latina, com grutas e cavernas. Acredita-se, segundo o artigo, que exista um conjunto de cerca de 300 cavernas, sendo 17 abertas à visitação, com diversos graus de dificuldade para se chegar a elas.  viagem 13

Caiapônia é citada na reportagem pela vegetação típica do Cerrado, que forma rios, cachoeiras e o Morro do Gigante Adormecido. O texto afirma que o número de cachoeiras na região pode passar de 100. O acesso é feito por trilhas íngremes. Uma delas tem 96 metros de queda.

viagem 14A revista Viagem e Turismo destaca Três Ranchos, município às margens da Represa Emborcação, principalmente no trecho conhecido como Lagoa Azul. As praias artificiais atraem muita gente, que lotam a água com suas lanchas e jet-skis. Outro programa sugerido é a subida até o Mirante de Cristo para admirar o por do sol.

A reportagem destaca apenas 10 motivos para visitar Goiás, mas nós sabemos que existem centenas de municípios no estado que são um programão. No centro do Brasil, pertinho de Brasília, com tantas belezas naturais e variadas opções de atividades, Goiás é um excelente destino para visitantes de todo o Brasil e do mundo.

Fonte: Revista Viagem e Turismo, agosto/2017, ano 22, n° 8, edição 262

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo