Representantes de municípios participam de planejamento na Goiás Turismo
O estabelecimento de um pacto estadual pelo turismo, envolvendo o empresariado, entidades do setor, autoridades municipais e a própria população local, foi defendido hoje pelo presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, durante as primeiras reuniões regionais do Planejamento Estratégico do Turismo 2017/2018. Ele ressaltou o valor do turismo como a arte de vender a felicidade, lembrando ser uma atividade com retorno rápido, que movimenta a economia e gera um grande número de empregos. O deputado Virmondes Cruvinel, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, participou das reuniões com autoridades municipais das regiões turísticas dos Negócios e Tradições (Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Trindade) e das Águas Quentes (Caldas Novas e Rio Quente). O deputado elogiou a iniciativa e falou da importância da criação do ICMS do Turismo, com apoio financeiro aos municípios que atenderem requisitos rigorosos para estruturação do setor, com preservação do meio ambiente.
A reunião com a região Turística Negócios e Tradições teve a participação do Secretário de Turismo de Goiânia, Alexandre Magalhães, da presidente da Agência de Turismo de Trindade, Talitta Di Martino, da Superintendente de Turismo e Relações Internacionais de Aparecida de Goiânia, Ana Clésia Freitas da Silva, da diretora de Turismo da Prefeitura de Anápolis, do representante da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Goiânia, Cairo Ramos, da Diretora de Promoção Turística da Agetul/Goiânia, Daniela Barbosa, do vice-presidente do Fórum Região dos Negócios, Fernando Magalhães, do gerente de Projetos, Produtos e Pesquisas Turísticas da Goiás Turismo, João Lino e do coordenador de Destinos Turísticos, Luciano Guimarães.
O fortalecimento do turismo de negócios, qualificação profissional, investimentos em sinalização turística, valorização do patrimônio cultural e uma grande ação para atração de turistas no Natal são ações de interesse comum entre os municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Trindade. Uma das propostas é criar um segundo destino para os milhares de turistas de Trindade. Além do turismo religioso, a pessoa pode encontrar incentivo a fazer compras no próprio município ou em Goiânia, além de buscar descanso nos vários destinos turísticos do Estado.
Também foi defendida a movimentação da Rodovia dos Romeiros durante todo o ano, com criação de pontos de apoio e estrutura de segurança. A representante de Trindade lembrou que além da Festa do Divino Pai Eterno e da grande caminhada da Fé, um dos maiores eventos do País, na sexta-feira santa, será realizado o festival gastronômico do município e que um grande projeto para a atração de pessoas no Natal seria muito interessante. Uma das ideias é um trenzinho transportar pessoas no período natalino entre Goiânia e Trindade.
Para Goiânia, foi defendida a revitalização da Bernardo Sayão, integração com o empresariado para divulgar a Capital em outros estados, circuito de transporte executivo entre aeroporto, rodoviária, pontos do turismo da moda, parques, bares, Centro e Praça Cívica. A representante de Anápolis lembrou que a cidade é polo universitário e industrial, tem como atrativos a base aérea, uma rica história cultural e religiosa e que atrai milhares de pessoas do Norte do País. Ela pediu apoio ao Circuito Celebrar e aos festivais gastronômicos, com valorização da gastronomia árabe, tradicional no município.
A representante de Aparecida de Goiânia informou ser crescente o turismo de negócios, devido à chegada de grandes empresas no município, pediu a construção do primeiro centro de atendimento ao turista (CAT), lembrou a importância de eventos como O Natal dos Sonhos, com atração de milhares de famílias, além de pedir apoio para a viabilização turística da Serra das Areias.
Caldas Novas e Rio Quente
O grande desafio para a região das Águas Quentes é a qualificação profissional. A reunião regional teve a participação do secretário de Turismo de turismo de Caldas Novas, Ivan Garcia, e da secretária de Turismo de Rio Quente, Rita Cavalcante. Foram discutidas ações integradas em benefício dos dois municípios. Uma das propostas é criar estrutura para incentivar o cicloturismo dentro dos municípios e entre Caldas Novas e Rio Quente, modernização das feiras, com estrutura atrativa para os turistas, com visual moderno. Criação de um sistema de informação contemplando os diversos serviços oferecidos aos turistas, com acesso fácil para os turistas em toda a rede hoteleira. Também foram discutidas ações para modernizar o visual da entrada das duas cidades.