Governador lança CIRCUITO GASTRONÔMICO GOIÁS 2017
Ao som de músicas nordestinas e com o salão Dona Gercina Borges, do Palácio das Esmeraldas, completamente lotado, o governador Marconi Perillo lançou hoje (19/4) o CIRCUITO GASTRONÔMICO GOIÁS 2017 e o Primeiro Festival Terê Oxente de Terezópolis de Goiás. Ele ressaltou a importância dos festivais gastronômicos realizados há 14 anos em Goiás e os desdobramentos culturais sociais e econômicos, lembrando que segundo a Secretaria da Fazenda, o setor de alimentos movimenta cerca de R$ 60 milhões anualmente. Coordenado pela Goiás Turismo, o CIRCUITO GASTRONÔMICO valoriza a tradicional culinária goiana (cozinha de raiz), contando com a presença de grandes chefes brasileiros e com atrações da gastronomia internacional.
Segundo o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, com os festivais, a gastronomia se tornou um diferencial para vários destinos turísticos de Goiás. “Estamos felizes por escrever estas páginas da história de Goiás por meio desta iniciativa do Governador Marconi Perillo de criar o maior Circuito Gastronômico do País, com a realização direta de cinco festivais e apoio aos festivais promovidos pelas prefeituras, como os de Santo Antônio de Goiás e Terezópolis de Goiás”. Leandro Garcia elogiou o pioneirismo da jornalista Sônia Estival, que participou diretamente do processo de criação de vários festivais gastronômicos, lembrando que a gastronomia é hoje um dos pratos principais dos gestores de turismo.
Goiás Turismo entrega moção de aplauso
A jornalista foi uma das homenageadas com moção de aplauso pela Goiás Turismo, pelos serviços prestados ao desenvolvimento da gastronomia no Estado. Sônia Estival afirmou que o sucesso dos festivais, presentes em todas as regiões de Goiás, só foi possível graças ao apoio direto do Governo Estadual.
Também receberam moção de aplauso o diretor técnico do Sebrae- Goiás, Wanderson Portugal; a empresária Patrícia Mercês, da Cervejaria Colombina; o presidente da Associação Goiana de Produtores de Cachaça, Gabriel Ortêncio; e os chefes Elizabeth Alves e André Barros. Vários deputados, secretários, prefeitos, gestores municipais de turismo, representantes de entidades parceiras como o Sebrae, Senac, UEG e integrantes do Trade Turístico Goiano participaram da solenidade.
O diretor técnico do Sebrae – Goiás, Wanderson Portugal afirmou que Goiás tem hoje um dos mais importantes Circuitos Gastronômicos do Brasil e que a parceria é de fundamental importância, uma vez que as ações realizadas durante os festivais movimentam a economia e resultam em geração de empregos para os goianos.
Terê Oxente
O prefeito de Terezópolis de Goiás, Francisco Alves de Souza Júnior, apresentou um poema durante a solenidade, lembrando o sentido inovador do Festival Tere Oxente, com destaque para a culinária, a música e a poesia nordestina. Ele afirmou que o CIRCUITO GASTRONÔMICO GOIÁS 2017 é inovador e prometeu a realização de um dos festivais mais bonitos do Estado.
O CIRCUITO GASTRONÔMICO GOIÁS 2017 terá 10 Festivais Gastronômicos, beneficiando os municípios de Santo Antônio de Goiás, de hoje até o próximo domingo; Terezópolis de Goiás, de 28 a 30 de Abril. O primeiro festival do Circuito Gastronômico Goiás 2017 foi realizado, com grande sucesso, no município de São Simão, entre 13 e 16 de Abril.
Próximos festivais: Festival Gastronômico de Nova Veneza, de 1º a 4 de Junho; Festival Gastronômico da Cidade de Goiás, de 27 a 30 de Julho; Festival Gastronômico de Caldas Novas, de 17 a 30 de Agosto; Festival Gastronômico de Pirenópolis, de 7 a 10 de Setembro; Festival Gastronômico de Alto Paraíso, de 12 a 14 de Outubro, Festival Gastronômico de Goiânia, de 17 a 19 de Novembro e Festival Gastronômico de Trindade, de 30 de Novembro a 2 de Dezembro.