Obras de infraestrutura e novos roteiros abrem mais espaço para o Turismo em Goiás
[fusion_text]A configuração atual do trabalho apresentado pela Goiás Turismo começou a ser construída em 2014, a partir da concepção de um plano que fundamenta o desenvolvimento do Turismo no Estado por segmento. Para isso foi criado o programa Goiás Experiências Inesquecíveis, dando destaque às Experiências Gastronômicas, na Natureza, Criativas, Culturais e Empresariais. Para nortear, foi feito um planejamento de ações, eventos, criação de circuitos e promoção nacional e internacional dos nossos destinos turísticos.
Experiências Inesquecíveis na Natureza
O Experiências na Natureza busca potencializar vivências diferenciadas nos produtos turísticos goianos que têm, como principal característica, o uso dos recursos naturais, mostrando o que há de mais bonito em nossos parques estaduais e unidades de conservação. O programa, que começou a ser executado no final de 2015, incentiva ações de melhoria da infraestrutura e sinalização dos atrativos para promover a visitação, sem deixar de lado a preservação do meio ambiente, que é o que atrai os amantes da vida ao ar livre.
A primeira Experiência na Natureza aconteceu no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. Parte do percurso feito pelos 130 ciclistas do evento se tornou trilha oficial. Já na semana seguinte ao passeio, a visitação ao Pecan teve um incremento de 300%. Tudo a partir da ideia de realizar uma expedição nas reservas ecológicas e transformar as trilhas em produtos turísticos permanentes, que podem ser oferecidos para gente de todo o mundo que ama esportes na natureza. As expedições aumentaram a frequência dos parques, o que impacta positivamente a economia, uma vez que a atração de visitantes gera emprego e renda, movimentando hotéis, restaurantes e o comércio no município.
As primeiras experiências foram realizadas em roteiros repletos de beleza natural do Estado, por lugares de tirar o fôlego como a Serra dos Caiapós, os parques estaduais de Terra Ronca e da Serra dos Pirineus, o Santuário Kalunga, o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, além da Serra de Caldas. Houve expedições de caminhadas, corridas, cicloturismo e mountain bike. Conhecer lugares pouco explorados e viver grandes aventuras ao ar livre, caminhando, correndo ou pedalando, conquistou atletas goianos e de outros estados.
O investimento está dando frutos. A visitação no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, por exemplo, que até 2012 era de 23 mil pessoas por ano, vem evoluindo e, em 2016, chegou a 63.933 convidados. O turista sabe que vai encontrar diversidade de fauna e flora, cachoeiras e trilhas em áreas preservadas, que exibem toda a exuberância do Cerrado, e oferecem a riqueza do nosso ecossistema.
Caminho de Cora Coralina movimenta a economia de cidades e povoados
Bernardo, Carmo do Rio Verde e Nova Crixás. Matrinchã e Colinas do Sul ganharam Terminais Rodoviários novinhos!
Caldas Novas recebeu obras no sistema que amplia a capacidade de distribuição de água tratada e do reservatório, que vão garantir o fornecimento aos moradores e turistas que lotam a cidade em determinados períodos do ano. Mozarlândia, Uruaçu e Acreúna têm agora seus parque ecológicos e Buriti Alegre conquistou uma pista de caminhada. A Orla do Lago de Vicentinópolis foi revitalizada. Gameleira e Mundo Novo obtiveram espaços para eventos. Esses são apenas alguns exemplos pelo interior do Estado. E, na capital, a maior obra, sem dúvida, foi a reconstrução da Casa do Turismo de Goiás.