Goiás Turismo apresenta potencial turístico do Estado na Colômbia
Participação inédita na Vitrina Turística Anato Bogotá de 26 a 28 de fevereiro é fruto do trabalho de internacionalização dos destinos turísticos goianos empreendidos pela atual gestão

O potencial turístico goiano será apresentado de forma inédita na Vitrina Turística Anato Bogotá – uma das principais feiras do trade na América Latina – que acontece de 26 a 28 de fevereiro, na capital da Colômbia. A iniciativa é do Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, que adotou nesta atual gestão a política de disseminação internacional dos atrativos goianos que atendem ao perfil do turista estrangeiro por experiências imersivas de turismo de aventura e de ecoturismo.
A estreia na feira colombiana foi possibilitada por meio de acirrada concorrência promovida pela Embratur com todo trade turístico nacional, onde foram selecionados os melhores candidatos interessados em compor o estande Brasil nas feiras internacionais onde a Agência Federal marca presença. Só neste primeiro trimestre do ano, Goiás já esteve em Madri; e se prepara para ir a Berlim e Lisboa, no mês de março, junto com a comitiva da Embratur.
“Pela primeira vez na história da Goiás Turismo, estamos levando as belezas goianas para o conhecimento dos operadores estrangeiros, responsáveis por montar roteiros que vão trazer turistas internacionais para o Brasil. Estamos colocando Goiás no mapa do turismo mundial e despertado muito interesse do público que busca por experiências autênticas, de contato com os povos locais, e de imersão na vasta natureza que possuímos”, analisa o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.
Sobre a Vitrina Turística Anato Bogotá
Sediada na capital da Colômbia, a Vitrina Turística Anato Bogotá chega à sua 44ª edição em 2025, reunindo mais de 50 mil operadores internacionais, com destaque para profissionais da América Latina. Esse ano, o Brasil será o país convidado, o que significa que ele estará em evidência durante toda a feira, atraindo olhares para o estande da Embratur, onde a Goiás Turismo também marca presença.
Conforme explica o gerente de Estudos, Pesquisa e Qualificação da Goiás Turismo, Fernando Magalhães, nos três dias de evento serão apresentados os destinos melhor estruturados para atender à demanda do turista internacional por experiências autênticas em solo brasileiro como a região das Águas Quentes, com seus parques aquáticos que compõem a maior estância hidrotermal do mundo; a rota dos Pireneus formada pelas cidades histórias de Pirenópolis, Corumbá, Cocalzinho e Cidade de Goiás, onde estão concentradas vinícolas, a produção artesanal de queijos e de produtos de charcutaria; e a beleza natural da região da Chapada dos Veadeiros.
“Durante os dias da feira, temos várias reuniões agendadas com operadores internacionais que buscam conhecer o Brasil para além dos destinos já consagrados de sol e praia. Com isso, temos visto nas nossas participações em outras feiras internacionais, que destinos que permitem contato direto com as comunidades locais, com a cultura do nosso povo, com a gastronomia, associado às belezas naturais, tem despertado muito interesse dos operadores”, explica Fernando Magalhães.
O gerente também adianta que, durante a Vitrina Anato Bogotá, será feito o lançamento da nova rota aérea que vai permitir voos diretos de Brasília a Bogotá. “Isso para nós, que estamos aqui bem ao centro do Brasil, será um grande estímulo. Pois o turista que vier da Colômbia para Brasília poderá incluir Goiás na sua rota turística pelo Brasil. Estamos muito contentes com essa possibilidade”, comemora.
Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) – Governo de Goiás