Dados do Conecta SUS estão acessíveis a toda sociedade

Com o hotsite do Conecta, que acaba de entrar no ar, SES-GO pretende ampliar acesso à informação, incentivando o desenvolvimento de pesquisas e inovação na área da saúde

Discutir a inovação tecnológica, estimular o desenvolvimento de pesquisas no meio acadêmico-científico e facilitar o acesso da sociedade aos indicadores de saúde dos municípios goianos. Essa é a proposta do hotsite do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann, que acaba de entrar no ar. Para acessar, digite o endereço do site da SES-GO (www.saude.go.gov.br) e clique na aba CONECTA SUS, no menu superior da página.

O Conecta SUS, projeto da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), inédito no Brasil, inaugurado em dezembro de 2014, monitora todas as informações em Saúde do Estado, para subsidiar técnicos a coordenarem atividades, ações e políticas da SES. Entre os objetivos do Centro estão a análise de dados, planejamento estratégico, avaliação dos indicadores, divulgação das informações e a melhoria na gestão.

Acesso à informação

Limitado, até o momento, ao acesso de gestores e técnicos nos níveis municipal e Estadual da Saúde, a proposta da página é criar plataformas para disponibilização na web dos dados a toda sociedade, em especial, às universidades e instituições de pesquisa. Além disso, a disposição do conteúdo atende à Lei de Acesso à Informação (LAI), que obriga União, Estados e Municípios a garantir a qualquer cidadão o direito de recebimento das informações públicas dos órgãos e entidades.

“O intuito é apresentar ferramentas para que o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde transponha o universo dos gestores da Saúde Pública e torne-se também uma fonte de dados qualificados abertos à sociedade em geral e, em específico, para a comunidade acadêmico-científica e tecnológica”, destaca o coordenador geral do Conecta SUS, Jean Pierre Pereira.

Estrutura

Para ampliar e facilitar a difusão do conteúdo, a página é bilíngue – português/inglês. Todos os sistemas de análise de indicadores de saúde criados pelos técnicos do Conecta SUS estão disponíveis no local. Por meio deles, é possível acessar os principais indicadores de saúde do Estado de Goiás.

Os sistemas trazem, entre outros, dados sobre o pré-natal, parto cesáreo, taxa de mortalidade infantil, boletim epidemiológico da dengue e, ainda, o inédito e pioneiro monitoramento da força-tarefa Goiás contra o Aedes, que aponta o total de imóveis visitados, fechados e os imóveis com focos do Aedes aegypti em Goiás. O trabalho feito pela SES e Corpo de Bombeiros Militar no Estado tornou-se referência nacional. “Toda essa riqueza de material estará acessível e servirá para o desenvolvimento de importantes pesquisas”, avalia Jean Pierre Pereira.

Para a população goiana, o hotsite traz mais transparência e informação sobre a saúde do seu município. No menu Acesso à Informação estão disponibilizadas as cartas que a Secretaria da Saúde de Goiás envia a cada gestor municipal dos indicadores de saúde da cidade. O cidadão pode digitar o nome do município e conseguirá visualizar como está a situação da dengue, por exemplo.

Outro destaque da página do Conecta SUS é o blog. Com a divulgação de conteúdo científico, o blog busca ser fonte de informação e plataforma de fomento ao debate sobre inovação tecnológica e gestão pública

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo