152 alunos participaram de aula do Hugol nas Escolas

152 alunos do Colégio Estadual Severiano de Araújo, com faixa etária entre 11 e 14 anos, assistiram à aula do Hugol nas Escolas nessa terça-feira, 07.

152 alunos do Colégio Estadual Severiano de Araújo, com faixa etária entre 11 e 14 anos, assistiram à aula do Hugol nas Escolas nessa terça-feira, 07. O programa desenvolvido pelo Hugol – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira realiza a conscientização de crianças e adolescentes dos colégios localizados na Região Noroeste de Goiânia desde setembro de 2016.

A aula sobre prevenção de traumas foi ministrada pela fisioterapeuta do Hugol Mariana Ribeiro Silva e executada com base na interatividade, no formato de educação dialógica, em que os alunos são instigados a participar da discussão sobre o tema, identificando os riscos presentes no ambiente doméstico, na rua, nos locais de lazer e até mesmo na própria escola. Todos os palestrantes são profissionais do hospital, das equipes médicas, de enfermagem e multiprofissional, que dedicam esse momento para promover uma comunidade saudável, evitando acidentes.

“A motivação principal para ir às escolas é atuar na conscientização das crianças e dos adolescentes, capacitando-os para reconhecer riscos, prevenindo para que não se transformem em acidentes, e para que saibam agir em situações de emergência quando as fatalidades ocorrem”, esclarece o Diretor Geral do Hugol, Dr. Hélio Ponciano Trevenzol. Ele complementa que “os jovens possuem um alto potencial para aprender novos hábitos e crenças, o que justifica trabalhar a prevenção com eles, esperando resultados imediatos, mas principalmente com foco em um futuro melhor”.

Até o final desse semestre serão realizadas mais três aulas, nos dias 21 de novembro e 05 e 12 de dezembro, todas em colégios estaduais da região noroeste, área em que o hospital foi construído. Conforme explica a responsável pela ação, Viviane Oliveira, ouvidora e membro da Comissão de Humanização do Hugol, ao todo 1.874 crianças e adolescentes já foram orientados pelo programa. “Atuamos com dois temas: um sobre prevenção de traumas e, quando retornamos à escola, trabalhamos com o conhecimento sobre primeiros socorros, propondo que os jovens saibam atuar em situações de emergência”, explica Viviane.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo