Saúde do Estado alerta sobre cuidados contra gripe nas festas de fim de ano

Saúde do Estado alerta sobre cuidados contra gripe nas festas de fim de ano
Cuidados importantes devem ser observados no período de festas, incluindo uso de máscara por pessoas com sintomas respiratórios (Foto: Iron Braz)

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) orienta a população a aumentar os cuidados contra a gripe e Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) neste fim de ano, época de festas e maiores aglomerações e contatos entre amigos, familiares e pessoas de outras regiões.

O alerta é devido, também, aos números que, embora inferiores aos de 2023, ainda preocupam. Até o momento, são 6.869 casos registrados, contra 8.112 de todo o ano de 2023.

Os óbitos também caíram, mas seguem em nível de alerta: 668, entre os quais 100 por influenza e 198 por Covid-19. No ano passado, foram 864 registros confirmados, com 68 óbitos por influenza e 423 por Covid-19.

“Os números melhoraram, mas ainda merecem toda a atenção, principalmente, neste período de festas”, reforça a titular da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Imunização (Suvisa) da pasta, Cristina Laval.

A preocupação da superintendente se deve, principalmente, ao fato de que uma das medidas mais eficientes na prevenção da influenza, que é a vacina e sua cobertura vacinal no Estado, continua longe do ideal, que é a partir de 95%.

No caso da influenza, cuja vacina está disponível para toda a população com idade acima de 6 meses de idade, essa cobertura está em 47,45%. A imunização contra a influenza deve ser feita uma vez por ano.

Em Goiás, mais de 1,1 milhão de pessoas já tomaram as quatro doses da vacina contra a Covid-19. Mas ainda tem uma grande parcela da população que resiste a receber a dose dentro do calendário estipulado. 

A médica Cristina Laval lembra que a vacina passou a fazer parte do calendário de vacinação das crianças – a partir de 6 meses e abaixo de 5 anos – além dos idosos e as gestantes que também entraram como rotina dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS).

E, para adultos, está restrita a grupos específicos, como pessoas em situação de rua e privadas de liberdade, imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

A superintendente ressalta, no entanto, que há outros cuidados importantes a serem observados, principalmente no período de festas, como o fim de ano. São eles:

  • higienizar as mãos com frequência, utilizando água e sabão – na ausência desses, álcool gel 70% –
  • evitar aglomerações, principalmente se a pessoa fizer parte de grupos de risco;
  • e não compartilhar utensílios de uso pessoal (garrafas, toalhas, copos, talheres e travesseiros, etc).

“Pessoas com sintomas respiratórios devem utilizar máscara respiratória, cobrindo a boca e nariz, e procurar atendimento médico – especialmente se forem crianças, gestantes, idosos e ou pessoas com comorbidades, assim que apresentarem os sintomas, para início oportuno do tratamento específico, quando indicado”, faz questão de destacar a superintendente da SES-GO.

Saiba mais

Hemocentro de Goiás chama voluntários para doação de sangue

Juarez Barbosa registra crescimento de 23% no número de novos pacientes

Hugo inova no tratamento de doenças da coluna vertebral

Alerta de fofura: bebês do Hospital de Luziânia posam pra sessão de fotos natalinas

Goiás inova na vigilância epidemiológica com monitoramento de águas residuais

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) – Governo de Goiás


Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo