Metrobus recebe prêmio de sustentabilidade em qualidade do ar

Pelo segundo ano consecutivo, a Metrobus participa do programa Despoluir e nesta terça-feira (12/11) às 18 horas, na sede do Sest Senat em Goiânia recebe o Troféu Qualidade do Ar: o Qualiar 2019. A premiação é promovida pela Confederação Nacional do Transporte em conjunto Sest-Senat. Para o presidente da Metrobus, Paulo César Reis, a premiação representa uma "nova fase em que a empresa tem buscado diversas melhorias".

O programa mede o nível de poluência estabelecido pelos veículos e estabelece uma série de dinâmicas a serem cumpridas pelas empresas de transporte urbano e rodoviário com objetivo de melhorar a qualidade do ar promovendo maior sustentabilidade.

Reis que assumiu a Metrobus em fevereiro deste ano, afirma que apesar das dificuldades encontradas o prêmio mostra que a empresa tem pensado em alcançar todas as melhorias possíveis. "Esse reconhecimento é fruto de uma orientação dada pelo Governo do Estado em buscarmos a eficiência na gestão pública e também do compromisso que temos com o meio-ambiente. A gente sabe que ainda muito pode ser feito quando se fala em melhoria de atendimento à população, mas temos buscado as melhorias possíveis", salientou.

Toda a frota da Metrobus foi aferida por técnicos do Sest-Senat para constatar que de fato, a emissão de gases havia diminuído. Foram utilizados equipamentos como o opacímetro, tacômetro e software personalizado para realização de todas as avaliações.

Além de reforçar o compromisso com o meio-ambiente, com a consequente redução de gases, a gerente de frota da Metrobus, Eliane Kihara reforça que a premiação representa uma mudança da "cultura e mentalidade dos trabalhadores da Metrobus". "O incentivo para se adotar praticas ambientalmente responsáveis pelo programa, além de fornecerem um transporte mais limpo também fomenta a necessidade de redução de impactos na natureza e na saúde pública.", pontua.

Ela reforça que ainda há um impacto "pequeno" na economia de combustível na empresa. "Estamos já desenvolvendo relatórios para mostrar na prática como é essa economia conquistada. Apesar de pequena, é muito importante, tendo em vista que a nossa frota é muito grande".

A Metrobus tem uma frota composta por 132 veículos e opera no Eixo Anhanguera e extensões para Trindade, Goianira e Senador Canedo. No total, são 72km de extensão. Por mês, são mais de 612 mil km rodados por toda a frota. Kihara explica que além de apresentar os limites poluentes o programa mostra os procedimentos para avaliação do estado de manutenção dos veículos. "O que é bastante importante para avaliar a necessidade de uma possível renovação da frota", conclui.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo