Serint e Escola do Legislativo realizam curso sobre emendas parlamentares
Objetivo é garantir que representantes de entidades e associações de diversas áreas sociais tenham as habilidades necessárias para não só efetivar o repasse dos valores, como também administrar os recursos de forma eficaz e transparente
Três servidores da Serint dividiram seus conhecimentos sobre emendas parlamentares durante curso realizado na Assembleia Legislativa de Goiás nesta semana. O objetivo do treinamento, idealizado pela Escola do Legislativo e realizado em parceria com a Serint, foi o de capacitar representantes de entidades e associações de diversas áreas sociais sobre a captação de recursos públicos através das emendas parlamentares.
Entre os instrutores, o chefe do Gabinete de Representação de Goiás em Brasília, Renatho Melo – que tem experiência de mais de uma década em convênios públicos e orçamento público – falou sobre as diretrizes para a celebração de parcerias entre essas organizações e o poder público. Durante o treinamento, foi apresentado um panorama abrangente, compreendendo não apenas as obrigações legais, mas também a importância crucial da transparência e da ética na gestão dos recursos públicos.
“O curso dá a oportunidade para que as entidades participantes possam se tornar referência não só para receber emendas parlamentares, mas também na entrega efetiva de políticas públicas”, observou Renatho, ao ressaltar que todos os envolvidos no processo, desde os legisladores que destinam as emendas, até os gestores das organizações que as recebem, desempenham um papel vital na eficácia do investimento público.
No segundo dia do curso, as servidoras Patrícia de Paula e Mariana Mendonça, ambas integrantes da equipe responsável pelas emendas parlamentares impositivas do Estado de Goiás, deram continuidade à capacitação com aulas que incluíram atividades práticas.
A ideia é garantir que, ao final do curso, os representantes de tais associações tenham todas as habilidades necessárias para não só efetivar o repasse dos valores, como também administrar os recursos de forma eficaz e transparente.
Fotos: Isabella Londe
Secretaria de Relações Institucionais