Secretário Lucas Vergílio e governador Ronaldo Caiado vão à Brasília em busca de apoio da União
O secretário Lucas Vergílio e o governador Ronaldo Caiado estiveram em Brasília, nesta quinta-feira (13/04), em busca de apoio federal para ampliação de projetos na área de aquicultura e pesca em Goiás. A reunião foi com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. Foram apresentados os últimos investimentos realizados no setor, com destaque para o incentivo às cooperativas de produção de tilápia em Minaçu, a cerca de 480 quilômetros de Goiânia.
“Queremos atender as pessoas mais carentes e as regiões que mais precisam. Vamos desenvolver um grande polo em Minaçu, onde as secretarias da Retomada e de Desenvolvimento Social já estão fazendo um trabalho de preparação”, explicou Caiado, que recebeu sinalização positiva da União. “A partir dessa reunião, muitas parcerias vão se estabelecer para transformar para melhor a vida dos homens e mulheres em Goiás”, ressaltou o ministro.
“Essa iniciativa vai fomentar a geração de emprego na região. Minaçu tem muito potencial de desenvolvimento econômico. Estamos trabalhando pra melhorar a qualidade de vida das pessoas com a construção desse Polo de Psicultura”, afirma o secretário Lucas Vergílio.
Na reunião também estiveram presentes o secretário César Moura (Retomada) e o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural, e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo.
Apoio
Goiás possui um grupo técnico de trabalho dedicado ao segmento de aquicultura e pesca, ligado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Além de representantes do governo, fazem parte da equipe entidades ligadas à formação, pesquisa, extensão, sanidade, meio ambiente e crédito rural. O objetivo é facilitar o atendimento às demandas dos mais de três mil pescadores que trabalham no estado.
Em outra frente, está em implementação um projeto de produção de tilápia em Minaçu, dentro do programa Goiás Social. O município recebeu R$ 1,8 milhão para a estruturação de criadouros em larga escala e frigorífico para beneficiamento de peixe. A expectativa é de que a produção alcance três milhões de toneladas de pescado por ano. “Será um polo não somente na produção, mas também na industrialização de pescado”, finalizou o governador.
Reunião no Ministério da Saúde
Em outra pauta o chefe do Gabinete de Representação de Goiás no Distrito Federal, Renatho Melo, acompanhou o governador Ronaldo Caiado em reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Eles trataram da liberação de recursos que visam dar continuidade na interiorização da saúde em Goiás. “Viemos aqui, mais uma vez, buscar por parte da ministra o repasse para atender, pelo menos parcialmente, a expansão que fizemos na Saúde de Goiás, interiorizando a qualidade de hospitais e policlínicas”, afirma Caiado.
Durante a visita foi protocolado junto ao ministério o pedido de ajuda para custear as despesas na saúde sem estourar o teto de gastos e manter a qualidade do atendimento. O governador disse que a ministra entendeu seus posicionamentos e que saiu do encontro com uma perspectiva muito positiva. O pedido do Estado já está sendo avaliado pela equipe técnica do Ministério da Saúde.
O Secretário da Saúde de Goiás, Sérgio Vencio, presente na reunião, destacou a necessidade dos recursos, uma vez que as despesas do Estado com a saúde aumentou. “Foi uma reunião muito produtiva, viemos aqui para pedir ajuda, para que a gente possa custear as nossas despesas na saúde sem estourar o teto de gastos e manter a qualidade dos nossos atendimentos nos 24 hospitais que temos hoje.”
É a segunda vez nos últimos meses que o governador vai a Brasília na busca apoio do governo federal. Em março, Caiado se reuniu com a ministra da Saúde em busca de repasses de verbas para o SUS. Na ocasião, o Estado solicitou R$ 500 milhões em recursos para custeio.
Foto: Junior Guimarães
Secretaria de Relações Institucionais – Governo de Goiás