Setembro Amarelo: servidores do governo de Goiás participam de palestra sobre saúde mental

O evento foi realizado com o objetivo de informar e discutir questões relacionadas à prevenção ao suicídio 

Servidores do Governo de Goiás participaram, na manhã desta sexta-feira (15/09), de uma palestra com o objetivo de alertar e conscientizar sobre a prevenção ao suicídio. O tema foi “Vamos juntos quebrar o silêncio sobre a saúde mental”, e faz parte das atividades do Setembro Amarelo. O evento aconteceu no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. 

Psicóloga, neuropsicóloga e professora, a palestrante convidada, Valquíria César Valadão, alertou para o aumento no número de casos nos últimos anos, principalmente em jovens. “A primeira coisa é acabar com o estigma que existe em torno da saúde mental. Hoje nós temos um índice alto de adolescentes que estão se matando e precisamos divulgar, cada vez mais, o Setembro Amarelo para que as pessoas tenham a consciência que transtorno mental e saúde mental, fazem parte da nossa vida. Precisamos estar vigilantes a essas questões no nosso dia a dia”, disse. 

O evento foi organizado pelas equipes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Secretaria de Relações Institucionais (Serint), Controladoria-geral do Estado (CGE) e Casa Civil. 

Durante a palestra, Valquíria reforçou ainda sobre a importância de perceber o outro, se está com alguma mudança no comportamento, alteração de humor e outros indícios. Essa observação é uma forma crucial na prevenção de um suicídio. “É uma pessoa que começa a falar que a vida não está boa, muda o comportamento, fala com mais frequência sobre suicídio. Tem a questão do isolamento social também, ela começa a se isolar de todos e até o tipo de postagem em rede social pode ser um alerta. O conteúdo dessa postagem, o tipo de texto”, explica.

Ao final da palestra, trechos do filme “O Vendedor de Sonhos”, baseado no best-seller homônimo de Augusto Cury, foram exibidos promovendo uma reflexão entre os presentes. “Eu não fazia ideia da dimensão do quanto estava doente. Hoje, aqui, ouvindo essa palestra, meu coração transborda de gratidão e alegria por estar continuando a vida”, confidenciou uma servidora da CGE, cuja identidade preservaremos nesta publicação.

Na ocasião, o Secretário titular da Serint, Lucas Vergílio, foi representado pela chefe de Comunicação da pasta, Talíta Carvalho; Ednilson Rodrigues, Superintendente de Gestão Integrada da CGE, representou o secretário Henrique Ziller e a Casa Civil e o secretário Jorge Pinchemel, foram representados pela Gerente de Protocolo e Documentação, Clarice Firmino. 

 

Fotos: Rodolfo Carvalhaes 
 

Secretaria de Relações Institucionais | Controladoria-geral do Estado – Governo de Goiás

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo