Servidores da Segov participam de webinar sobre ética
“Os fins justificam os meios?” Palestra destaca nuances entre moral e ética no serviço público
Na manhã desta sexta-feira (2), os servidores da Secretaria de Estado do Governo (Segov) participaram do Webinar sobre Ética para o Programa de Compliance Público. Ministrado pelo secretário Geral da Governadoria e mestre em filosofia, Adriano da Rocha Lima, o webinar objetiva capacitar os servidores da Executivo estadual para o Programa de Compliance, além de destacar as nuances entre ética e moral no serviço público.
Representando o secretário do Governo, Ernesto Roller, o chefe de Gabinete da Segov, Luís Antônio Siqueira de Paiva, destacou a importância da participação dos servidores da pasta e enfatizou que o tema abordado é de extrema importância para a continuidade de uma gestão que prima pela transparência e responsabilidade com o erário público. “Ética é o que você faz quando todos estão olhando. O que você faz quando não tem ninguém olhando chama-se caráter.” Durante a palestra, Luís de Paiva citou o irlandês Oscar Wilde destacando ser uma importante e necessária reflexão no contexto da política.
“A Ética caminha de mãos dadas com a educação”. Com essas palavras o secretário Adriano deu início ao Webinar destacando que “a política é importante para a disseminação da ética quando bem utilizada”. A diferença entre o certo e o errado, vontade e desejo, além de moral e ética foram alguns dos pontos citados pelo secretário. Durante o evento, Adriano falou sobre diversos autores da filosofia que tratam sobre diversos princípios da humanidade. Platão, Aristóteles, Nicolau Maquiavel e Immanuel Kant foram alguns dos pensadores citados que, para Adriano, contribuíram de forma relevante para a formação do pensamento filosófico e as discussões sociais do mundo contemporâneo.
Para o secretário Geral do Comitê de Compliance da Segov, Caio Amaral, gestor governamental há 14 anos, o conceito que mais lhe chamou a atenção foi o trecho citado sobre “o amor prático de Kant”. Segundo o filósofo, quando o indivíduo encontrar-se diante de um dilema, sem saber qual caminho seguir, deve perguntar-se: “isso fará o bem do coletivo?”. “Quando agimos, devemos ter como único objetivo apenas a realização da própria ação sem ganhar nada em troca, essa seria uma ação ética de Kant”, enfatizou.
“A importância desse webinar está em nos deixar com o sentimento de que sempre podemos evoluir como pessoas, além de refletir sobre nossa conduta e o modo de agir como servidores públicos”. Esse foi o sentimento do servidor da Gerência de Apoio Administrativo e Logístico, Donato Melo, que possui 10 anos de serviço público. Para ele, a ética e a moral estão arraigados no nosso dia a dia e a realização da palestra mostrou ao servidores que todos têm o poder de colaborar para uma sociedade mais justa e estabelecer de forma harmônica o convívio social.
Já para o presidente da Comissão de Sindicância da Segov e membro da Comissão de Tomada de Contas Especial, Daniel Carlos dos Reis, que atua na administração pública há 13 anos, a palestra ministrada é de extrema importância e, sem dúvida, é um assunto indispensável para a sociedade. “Tanto a ética quanto a moral são responsáveis por construir os alicerces que vão nortear a conduta dos cidadãos, definindo seu caráter e virtudes, e ensinar como ele poderá se comportar em sociedade”, enfatizou.
Ao todo, cerca de 50 servidores da Segov participaram da palestra virtual. A previsão é de que, até o final de novembro, outras palestras com temáticas relacionadas ao Programa de Compliance Público sejam promovidas para os servidores da pasta.
Compliance Público
Elaborado pelos órgãos e entidades da Administração Pública, o Compliance Público é um programa normativo de conformidade que reúne um conjunto de mecanismos a fim de promover uma gestão eficaz e eficiente. Em Goiás, o Programa de Compliance Público (PCP) do executivo foi instituído pelo governador Ronaldo Caiado, em 2019, por meio do Decreto Nº 9.406/19. O projeto é coordenado pela Controladoria Geral do Estado (CGE), e consiste em um conjunto de ações designado a assegurar que os atos de gestão estejam pautados na legalidade, na transparência e no combate à corrupção.
Comunicação Setorial da Secretaria de Estado do Governo (Segov)
www.governo.go.gov.br
Goiânia, 02 de outubro de 2020.