Adesão ao RRF é a alternativa que Goiás conta para enfrentar a crise financeira

Secretário Ernesto Roller destaca que momento precisa do esforço de todos os poderes

A adesão de Goiás ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do Governo Federal deve estar na pauta de votação da Assembleia Legislativa na sessão desta sexta-feira, dia 28. Na tarde de ontem, o secretário do Governo, Ernesto Roller, a secretária de Economia, Cristiane Schmidt, a procuradora-geral do Estado, Juliana Pereira Diniz Prudente, além de representantes de outros poderes, como Ministério Público Estadual e Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios, se reuniram com os deputados no auditório Solon Amaral para tratar do assunto e chegar a um consenso. Ernesto Roller avaliou o encontro como “extremamente positivo” e foi enfático ao afirmar que “este é um momento que exige o esforço de todos no enfrentamento do problema financeiro de Goiás, e a adesão ao RRF é a alternativa com que conta o Estado de Goiás”.

Na avaliação de Roller, o ideal seria que o estado não precisasse desse mecanismo, mas a situação financeira impõe medidas que exigem um sacrifício de todos. De acordo com ele, é inadmissível permitir que Estado, que fechou com déficit, no ano passado, de mais de R$ 4 bilhões, continue acumulando déficits que vão consumindo as receitas mensais para o pagamento de problemas pretéritos, e o cidadão não vendo as realizações no presente.  “O Estado vive um momento de absoluto colapso financeiro. Ao longo desses seis meses, estamos lutando para o Estado possa quitar suas obrigações mínimas. A adesão ao RRF não é uma medida a ser comemorada. O ideal é não precisássemos disso, mas temos de trabalhar com a realidade. Com a adesão, o Estado vai enxergar um horizonte melhor de realizações e de entrega de serviços públicos”.

O presidente da Assembleia, deputado Lissauer Vieira (PSB), revelou que, apesar de considerar a adesão ao RRF como um remédio amargo, a medida é essencial para aliviar a situação financeira do Estado. “Em momentos de dificuldade nós precisamos unir as forças. Nós precisamos estar juntos tentando buscar melhorias para a população. Às vezes o remédio é amargo sim, mas nós vamos precisar de tempo, de diálogo para poder amenizar”, ponderou.

Tramitação – O Processo Legislativo nº 3843/2019, que pede autorização da Assembleia Legislativa para o ingresso de Goiás no RRF, entrou na pauta em sessão extraordinária da Comissão Mista da Casa nesta quinta-feira, dia 27. Apesar do parecer favorável do relator, deputado Dr. Antonio (DEM), a matéria recebeu pedido de vista coletivo de vários deputados da oposição e deve voltar a ser discutida nesta sexta-feira, 28, em reunião extraordinária.  

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo