Advogados dativos podem consultar processos no site da Segov

Laptop sobre a mesa, papéis e uma pessoa digita.

A partir desta terça-feira (11), profissionais da Advocacia Dativa poderão consultar, no site da Secretaria de Estado de Governo (Segov), a situação de processos judiciais cujos honorários devem ser pagos pelo governo estadual. Segundo a Coordenação de Honorários Dativos da pasta, 2.500 advogados que prestaram o serviço de assistência jurídica à população de baixa renda terão acesso a informações como o número do processo, data de protocolo, situação (deferido, indeferido ou pendente) e ordem de pagamento.

Para fazer a consulta processual, o advogado precisa acessar o link (clique aqui) e cadastrar seus dados pessoais, com definição de um login e senha. O próximo passo é informar a conclusão do procedimento à equipe da Secretaria, por meio dos telefones (62) 3201 5621 e (62) 3201 5636, e aguardar pela liberação do sistema, o que deve ser feito em 24 horas. Outra novidade é que, além da consulta, o próprio usuário poderá atualizar o cadastramento, sempre que houver mudança de conta bancária e endereço, por exemplo.

A ideia de criar a consulta virtual foi do responsável pela Coordenação, Diogo Oliveira, com o apoio da Superintendência Central de Tecnologia da Informação do Governo de Goiás. A mudança era uma demanda antiga da advocacia: “Estamos garantindo facilidade de acesso à informação. Antes, o advogado precisava ligar ou vir pessoalmente ter informações sobre os processos. Agora, isso é feito de uma maneira mais ágil e transparente”, afirma. Já estão disponíveis processos protocolados a partir do ano de 2011.

Protocolo – Apesar da alteração na forma de consulta processual, o protocolo de honorários dativos continua sendo feito presencialmente. Conforme a portaria nº 77/2016, da Secretaria de Estado do Governo, o pagamento depende da apresentação de um requerimento. O mesmo deve estar acompanhado da certidão original de honorários, cópia de registro profissional, comprovante de endereço e dados da conta bancária. A documentação deve ser entregue à OAB ou no Vapt Vupt do Servidor, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na Praça Cívica, em Goiânia.

Pagamento – O pagamento segue a ordem cronológica da listagem gerada por um sistema eletrônico, chamado Sistema de Honorários Dativos. Têm preferência os profissionais com mais de 60 anos e portadores de doenças graves.

O advogado dativo assume o papel de defensor público, ajudando o cidadão comum, por indicação da Justiça. Assim, o profissional tem o direito de receber os honorários arbitrados pelo Juiz de Direito a título de remuneração pelos serviços prestados, e esses honorários são pagos pela Administração Pública, por meio da Secretaria de Estado do Governo (Segov).

Comunicação da Secretaria de Estado de Governo

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo