Goiás amplia benefício fiscal do álcool anidro

Governo de Goiás amplia benefício fiscal do álcool anidro
Governo de Goiás amplia benefícios fiscais para usinas de álcool anidro (Fotos: SGG-GO)

O Governo de Goiás ampliou o benefício fiscal do álcool anidro no estado para fomentar a produção local de biocombustíveis. A concessão foi realizada por meio do Decreto n°10.445, que alterou o regulamento do Código Tributário do Estado de Goiás (RCTE).

A decisão, coordenada pela Secretaria-Geral de Governo (SGG), por meio do Instituto Mauro Borges (IMB), e Secretaria de Estado da Economia, foi publicada no Diário Oficial na última sexta-feira (19/04).

Entre os objetivos da medida estão:

  • a valorização dos recursos energéticos renováveis,
  • o incentivo ao consumo de combustível sustentável,
  • o fortalecimento da indústria estadual e
  • o fomento da economia regional.

“A ampliação do benefício fiscal do álcool anidro em Goiás é uma iniciativa importante, que promove o desenvolvimento regional, estimula a economia e realiza a competitividade goiana no mercado nacional”, explica o diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo.

Decreto

Para novas usinas do setor alcooleiro a serem instaladas em Goiás, enquadradas nos programas Fomentar, Produzir ou ProGoiás, o decreto estadual estabelece um crédito outorgado de 46% sobre o saldo devedor do valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Antes, o crédito outorgado era de 32%.

No caso de empresas que já estão em atividade em Goiás, o benefício de 46% é aplicado sobre o valor que exceder a média do saldo devedor decorrente da quantidade de álcool anidro comercializada nos últimos 12 meses anteriores à data de protocolização do pedido de regime especial. 

Saiba mais

Assinado projeto que cria Política Estadual de Combustíveis de Goiás

Governador anuncia medidas de proteção econômica para produtores de leite

Secretaria-Geral de Governo – Governo de Goiás

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo