Solenidade marca o acolhimento de 260 novos residentes da SES-GO
Residências médica e multiprofissional realizadas nos hospitais estaduais da SES-GO visam aprimorar o conhecimento dos profissionais e capacitá-los ao mercado de trabalho. Especializações atraem pessoas de Goiás e de outros Estados
Cerca de 260 jovens moradores de diversos municípios de Goiás e de outros Estados foram acolhidos para o início das Residências Médica e Multiprofissional realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). A solenidade que simbolizou o acolhimento desses novos profissionais aconteceu na manhã desta sexta-feira (01/03), na Superintendência da Escola de Saúde de Goiás, com a presença de representantes da SES-GO, dos hospitais estaduais e de instituições parceiras.
As residências médica e multiprofissional promovidas pela SES-GO visam aprimorar o conhecimento científico, habilitar e qualificar os profissionais graduados em medicina e em cursos da área da saúde ao mercado de trabalho. Além das diferentes especialidades médicas, são realizadas residências em farmácia, psicologia, nutrição, serviço social, terapia ocupacional, fisioterapia, enfermagem, odontologia, fonoaudiologia e biomedicina.
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, foi representado no evento pela subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura da SES-GO, Ana Carolina Rezende Abrahão. Ela enfatizou que a realização da residência constitui uma oportunidade de aprendizado e de contribuição ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos a convicção de que vocês vão se capacitar nos hospitais do Estado e continuar no caminho de desenvolvimento contínuo”, pontuou.
Também participaram da solenidade de acolhimento aos residentes o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da Universidade Evangélica, Sandro Dutra e Silva; a superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Rafaela Veronezi; o deputado estadual Mauro Rubem e a gerente de Desenvolvimento e Ensino da Escola de Saúde de Goiás, Letícia de Souza Pereira, além de coordenadores, tutores e preceptores dos hospitais estaduais.
Assistência com qualidade
Rafaela Veronezi destacou que a cerimônia de acolhimento representa o início de uma jornada pautada pelo esforço, dedicação, trabalho e muito aprendizado. Os residentes atuam 60 horas por semana nos hospitais estaduais. A atualização desses profissionais, conforme diz, impacta na qualificação da assistência prestada ao paciente do SUS. Letícia Pereira ressaltou que as residências trazem um elevado nível de assistência. Assinalou, ainda, que os preceptores, tutores e coordenadores são profissionais comprometidos com a excelência.
Dos 260 novos residentes, 70 vão ingressar na residência multiprofissional e os demais, na residência médica. As unidades selecionadas para a qualificação dos novos residentes são os Hospitais Estaduais de Urgências de Goiás (Hugo), de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), Geral de Goiânia (HGG), da Mulher (Hemu), de Aparecida de Goiânia (Heapa), de Doenças Tropicais (HDT), da Criança e do Adolescente (Hecad), de Urgências de Anápolis (Heana), do Centro Norte Goiano (HCN), o Centro de Reabilitação e Readaptação Henrique Santillo (Crer) e o Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Professor Jamil Issy (Cresm).
As seleções para as residências médica e multiprofissional promovida pela SES-GO atraem jovens de diferentes Estados. A médica Isabela Meneses de Rezende Amador, por exemplo, mudou-se de Araguari (MG) para Goiânia com o objetivo de fazer residência em pediatria no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente.
Ela disse que esse momento representa a realização de um sonho. “Fiz o curso de medicina com a intenção de especializar-me em pediatria”, assinalou. Isabela afirma que teve a possibilidade de fazer a residência em outras cidades, mas optou por permanecer em Goiânia por ter informações de que a residência no Hecad é completa e abrangente. Ela acentuou, ainda, que está muito feliz e que acredita a experiência será muito enriquecedora.
Maria José Silva (texto) e Iron Braz (fotos) / Comunicação Setorial da SES-GO