Sest/SUS participa de entrega de certificados da força-tarefa contra o Aedes
Como integrante da força-tarefa “Goiás contra o Aedes” realizada em todo o território goiano desde janeiro de 2016, a Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS participou nesta quarta-feira, 31 de agosto, da apresentação dos resultados da ação no primeiro semestre de 2016. De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde os índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti nos domicílios goianos caíram de 3,99% para 0,2% alcançando o melhor resultado do Brasil. Dentre os municípios goianos 30 conseguiram o êxito de 0% o que lhes garantiu um certificado de “Município Aedes Zero” mais uma bonificação em dinheiro para a execução das ações na área da saúde.
Na guerra contra o mosquito aedes aegypti declarada pelo governo de Goiás a Escola Estadual de Saúde Pública “Cândido Santiago” capacitou um exército de 7.000 agentes de saúde que é um importante reforço na força tarefa criada pela Secretaria Estadual de Saúde. Além dos quatro técnicos e de um veículo que estão acompanhando o trabalho de campo juntamente com vários órgãos do estado, a escola oferece um curso introdutório sobre conhecimentos básicos de atenção à saúde para os agentes que também podem atuar como auxiliares nos casos emergenciais, como o de combate ao mosquito da dengue.
Com a formação o profissional se torna capaz de executar o trabalho em grupo, já que é membro integrante da equipe multiprofissional da Estratégia da Saúde da Família. Ele também pode desenvolver habilidades analisando os riscos sociais e ambientais à saúde dos moradores de sua área de atuação. Principalmente porque o agente comunitário de saúde é o principal elo entre as equipes de saúde e a comunidade.
Na solenidade o governador Marconi Perillo parabenizou todos os envolvidos na força-tarefa e cumprimentou nominalmente a superintendente da Sest/SUS, Irani Ribeiro, ao fazer referência às superintendentes da Secretaria de Estado da Saúde.