Sest/SUS e UFG articulam grupos de pesquisa para o PPSUS
Já está publicado no site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – Fapeg (www.fapeg.go.gov.br) a chamada pública do financiamento para pesquisa mais esperado na área de saúde em Goiás. O Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento de projetos de pesquisa que busquem soluções para as prioridades de saúde e atendam as peculiaridades e especificidades de cada estado, fortalecendo a Política Nacional de Saúde. Podem participar pesquisadores de instituições de ensino superior, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICT), centros de pesquisa e empresas públicas que executem atividade de pesquisa, sediados em Goiás.
As propostas aprovadas serão financiadas, conforme convênio firmado entre o CNPQ e a Fapeg, com recursos de capital e de custeio, no valor global de mais de 2 milhões e 300 mil reais, variando de 50 a 100 mil reais para cada projeto. Segundo o gerente do Centro de Excelência em Ensino, Pesquisa e Projetos “Leide das Neves Ferreira”, da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS – Sest/SUS, Aurélio de Melo Barbosa, o valor poderá financiar até 46 pesquisas goianas. Ele explicou que este ano o programa está voltado para pesquisas em gestão, vigilância em saúde e atenção à saúde.
Para o gerente Aurélio Barbosa, Goiás tem um potencial de produção de conhecimento científico aplicado que pode transformar a situação da saúde em todo o estado, melhorando o serviço oferecido à população. Neste ano a Sest, através do Centro de Excelência Leide das Neves, está articulando jundo ao Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva – Nesc, da Universidade Federal de Goiás, uma parceria para articular grupos de pesquisa que concorrerão a este edital, sempre nas linhas de interesse mútuo.
Aurélio Barbosa explicou que todos os pesquisadores da Secretaria de Estado da Saúde SES-GO serão convidados a participar desse processo, lembrando que o foco principal é a saúde coletiva. As propostas deverão ser apresentadas sob forma de projetos de pesquisa e enviadas em versão eletrônica, por formulário, contido no Sistema de Informação de Ciência e Tecnologia em Saúde, disponível na página do Ministério da Saúde. O prazo final para envio das propostas é 28 de agosto.