Sest sedia formatura de residentes do HUGO
Ao sediar a formatura dos médicos residentes do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) nesta terça feira, 21 de fevereiro, a Escola de Saúde Pública Cândido Santiago (Esap) recebeu os parabéns da Comissão de Residências Médicas (Coreme) pelo grande apoio ao reconhecimento da atividade da preceptoria e tutoria no estado de Goiás. O coordenador da Coreme do Hugo, Durval Ferreira Fonseca Pedro, cumprimentou a superintendente Irani Ribeiro pelo empenho ao assumir a Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS por retomar a discussão e conseguir sensibilizar a Secretaria de Estado da Saúde no sentido de valorizar a função.
Depois da entrega dos certificados a Dra. Irani Ribeiro confirmou que continua lutando por este reconhecimento pelo sucesso dos programas de residência, tão importantes para a qualificação dos profissionais de saúde e, consequentemente para prestação de uma assistência de qualidade à população.
Ao cumprimentar os 29 formandos a superintendente informou que está trabalhando também para aumentar o número de bolsas para residentes nas unidades de saúde já existentes e nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (Ames) que estão sendo construídos em regiões estratégicas de Goiás. Além disso, segundo já adiantou, estas novas unidades abrirão vagas de trabalho para os especialistas.
Raquel Coelho, uma das formandas em clínica médica, disse estar muito satisfeita com a qualidade da residência oferecida pela Secretaria de Estado da Saúde. Tanto que já se matriculou para iniciar a residência em cardiologia no mesmo hospital. Para ela além do perfil de urgência e emergência do próprio Hugo é possível também atuar em outras unidades como o Hospital das Clínicas, Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Hospital Encore (antigo Hospital São Bernardo, em Aparecida de Goiânia) e até em São Paulo. Como aluna a Dra. Raquel afirmou que, apesar da rotina pesada, vale a pena participar dos programas de residência nos hospitais públicos de Goiás.