SES promove primeiro Seminário estadual sobre crise e urgência na saúde mental

Evento que acontecerá nos dias 19 e 20 de junho vai reunir cerca de 900 profissionais da saúde para debater a promoção do cuidado integral e humanizado em rede

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO) por meio da Gerência de Saúde Mental, promoverá I Seminário Estadual sobre crise e urgência na saúde mental. O objetivo é proporcionar um cuidado qualificado e humanizado em saúde mental, visando garantir os direitos das pessoas em sofrimento mental, transtornos mentais e uso abusivo de álcool e outras drogas.

O evento contará com a participação de cerca de 900 profissionais de saúde, proporcionando um espaço de debate qualificado e incentivando a articulação para um cuidado integral em rede. “A proposta do evento é qualificar o profissional para o manejo humanizado dos casos de crise e urgência em Saúde Mental, evitar a violência, além de ampliar o acesso aos serviços da Rede de Atenção Psicossocial.”, acentua a gerente de saúde mental, Nathália dos Santos Silva.

O público será formado por profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (E-Maesm), regionais de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (Upas), hospitais gerais (estaduais e municipais com leitos em saúde mental), Corpo de Bombeiros, polícia militar, coordenadores municipais de saúde mental, policlínicas estaduais e consultórios de rua.

Entre os temas debatidos durante os dois dias, estão sobre: Intervenções e legislações sobre internações voluntárias, involuntárias e compulsórias; Cuidado em saúde mental para situação de risco elevado de suicídio; Cuidado de pessoas com intoxicação ou abstinência relacionado ao uso de álcool e outras drogas, além da elaboração de propostas para qualificação do acesso e fluxo do cuidado em urgência e emergência em saúde mental.

Investimentos estaduais
Este ano, foi aprovado o aumento da contrapartida estadual para os municípios correspondente ao valor de 30% do repasse feito do Ministério da Saúde (MS), para a saúde mental. Para o repasse dos recursos serão considerados indicadores de qualidade tanto para os serviços já habilitados pelo Ministério da Saúde, quanto para os serviços que estão em processo de habilitação.

Os recursos do cofinanciamento se destinarão ao custeio dos seguintes serviços da Rede de Atenção Psicossocial: Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo I, II, III; Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi); Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas II e III; Serviço Hospitalar de Referência para Atenção às Pessoas com sofrimento ou transtorno mental (SHR); Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT); Unidades de Acolhimento Adulto (UAA) e Infantojuvenil (UAI) e Equipes Multiprofissionais de referência em Saúde Mental (EMAESM). O Estado de Goiás possui 524 leitos em quatro Hospitais Psiquiátricos filantrópicos conveniados com o SUS. Em 2024, a SES-GO assumiu a gestão da regulação desses leitos para qualificar a regulação e o acesso de leitos de três hospitais psiquiátricos, além de promover desinstitucionalização.

Serviço:
I Seminário Estadual sobre crise e urgência na saúde mental
Quando: 19 e 20 de junho
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Auditório Carlos Vieira – Assembleia Legislativa de Goiás

Texto: Yara Galvão/Comunicação Setorial
Imagem: Spais/SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo