SES participa de mais uma edição do Cosems Interativo que debate o sistema de saúde em todo o Estado
Dessa vez as discussões ocorreram na Macrorregião Sudoeste em Rio Verde
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, esteve mais uma vez presente no Cosems Interativo, evento realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems-GO). Representantes de 28 municípios da região acompanharam os debates, além de servidores da SES, do Ministério da Saúde e gestores municipais.
Nesta 4ª edição, o secretário trouxe à discussão questões da Rede de Urgência e Emergência, e estratégias para reorganização. “Observamos se o uso de ambulâncias, por exemplo, está bem distribuído e propomos a otimização”, pontou Rasível.
O secretário ainda enfatizou a importância da regionalização como prioridade em todos os cuidados de saúde e também estacou algumas ferramentas novas adquiridas pelo governo, como por exemplo, o Epimed, usada para monitoramento nas unidades hospitalares. “ são avanços tecnológicos para o sistema de saúde do Estado que visam contribuir”, afirmou.
O evento realizado na Universidade Pública de Rio Verde, na sexta-feira (07/06), reuniu os 28 municípios da Macrorregião Sudoeste e teve como objetivo trabalhar os desafios de saúde dos territórios, levantando as especificidades e aproximando todos os secretários municipais de saúde do conselho e SES fortalecendo a bipartite macrorregional e atuando em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Cosems Interativo debate o sitema de saúde de forma abrangente, com espaço para propostas que possam ajudar a melhorar os serviços ofertados pelo SUS, de acordo com as necessidades específicas de cada região, com participação dos municípios, Estado e Ministério da Saúde. “O 4o Cosems Interativo, em Rio Verde, não poderia ser diferente. Debatemos a regionalização como eixo estruturante para todos os níveis de atenção. É o momento em que propomos interação e cooperação.” Pontua Patricia Palmeira, presidente do Cosems-GO.
Yara Galvão (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial