SES participa da 5ª Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência de Goiás
Evento desta sexta-feira, em Goiânia, vai contar com apresentação do Novo Plano Viver sem Limite, do governo federal, que prevê R$ 6,5 bilhões para ações na área
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás participa da 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Goiás, nesta sexta-feira e no sábado (11 e 12 de abril), quando será apresentado o Novo Plano Viver sem Limite, do governo federal, pelo coordenador geral de Relações Institucionais da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), Antônio José Ferreira. O plano prevê R$ 6,5 bilhões em investimentos para aprimorar a gestão pública e garantir o desenvolvimento regional de forma sustentável e inclusiva para as pessoas com deficiência.
“Esse evento regional é oportuno para a proposição de ações impositivas de criação, ampliação, regulamentação e implementação de políticas públicas de isonomia e equidade social, em especial no rompimento de todas as barreiras que impedem o pleno exercício da cidadania das pessoas com deficiência”, definiu a coordenadora-geral de Integração e Qualificação da Gerência de Atenção Especializada da Superintendência de Políticas e Atenção em Saúde (Spais), Suely Marques.
A coordenadora-geral é também representante SES-GO na conferência, que será aberta oficialmente às 13h de sexta-feira, no Umuarama Plaza Hotel Hotel – no sábado, os trabalhos vão das 8h às 17h. Promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de Goiás (Cedd-GO), o evento tem como tema Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Brasil Mais Inclusivo.
Uma das atribuições dos representantes da SES no evento é conduzir e orientar as pautas que envolvem a saúde das pessoas com deficiência, cujo resultado será encaminhado para a conferência nacional, a ser realizada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conad) em julho de 2024 e convocada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Podem participar da conferência em Goiânia os delegados eleitos pelos participantes das conferências regionais e/ou municipais e os conselheiros titulares do Cedd-GO. O evento é aberto ainda integrantes do movimento de defesa dos direitos da pessoa com deficiência, ou do poder público, convidadas ou admitidas pela comissão organizadora.
José Carlos Araújo/Comunicação Setorial
Imagem: Cedd