SES-GO recebe novos residentes da área da saúde

Nesta sexta-feira (01 de março), a partir das 8h30 da manhã, 184 profissionais da área profissional da saúde serão recebidos pela Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, SEST-SUS, da Secretaria de Estado da Saúde, nos Programas de Residência Médica e Multiprofissional. 

As residências constituem uma modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, funcionando em Instituições Estaduais de Saúde, sob a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional. No total, 117 médicos e 67 profissionais de outras áreas de saúde iniciam a residência nas unidades assistenciais do Estado neste mês de março. 

Participarão da cerimônia a superintendente da SEST-SUS, Dra Luciana Vieira Tavernard; o Reitor da UniEvangélica, Dr. Carlos Hassel Mendes da Silva; a Gerente da Escola de Saúde Pública “Cândido Santiago”, Mestre Fabiana Carvalho, o Coordenador da Comissão de Residência em Área Profissional da Saúde, (COREMU), Mestre Aurélio de Melo Barbosa, e o coordenador da Assessoria Geral das Comissões de Residências Médicas (COREMES), Dr. Belchor Rosa Calaça Júnior. 

Polos de formação 

Os hospitais públicos da rede própria do Estado de Goiás são importantes polos de formação de residentes. Atualmente o Governo de Goiás conta com 30 especialidades médicas e 09 para residentes multiprofissionais. A SES-GO é responsável pelo financiamento de cerca de 40% das bolsas pagas aos residentes médicos, e o Ministério da Saúde pelos demais recursos. O investimento da SES-GO chega a R$ 376.678,17 reais por mês. 

Os programas de residência médica e multiprofissional são oferecidos sob a supervisão e assessoria da Escola Estadual de Saúde Pública “Cândido Santiago”, da SEST-SUS. Em 2019, as especializações médicas serão distribuídas em 49 programas. Já as residências multiprofissionais serão voltadas para profissionais de biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia e terapia ocupacional, visando à capacitação dos profissionais para atuação no Sistema Único de Saúde, qualificando-os para atender as necessidades de saúde da população, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS, em áreas consideradas prioritárias pelo MS.

 

Gabriela Dutra, da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, SEST-SUS

Foto: Karim Alexandre

 

SERVIÇO:

Acolhimento dos novos residentes dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional

Data: 01 de março de 2019

Horário: a partir das 8h30

Local: Auditório SEST-SUS 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo