SES e Cosems discutem sistemas de saúde da Macrorregional Nordeste de Goiás
Nordeste é a primeira macrorregional com principais desafios dos sistemas de saúde discutidos durante evento do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO) promoveu o 1º Encontro do Cosems Interativo – Debates Sobre o Sistema de Saúde, nesta quinta-feira (07/03), no Hotel kubitschek Plaza, em Brasília (DF). O momento, que contou com a participação do secretário de estado da saúde de Goiás, Rasível Santos, e equipe, discutiu os desafios dos sistemas de saúde de 31 municípios da Macrorregião Nordeste de Saúde.
O secretário destacou a importância do seminário para promover trocas entre a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e as Secretarias Municipais de Saúde para buscar a regionalização de saúde, que é uma prioridade do governador Ronaldo Caiado. “Focamos, basicamente, aqui, na rede de urgência e emergência e na telesaúde para que possamos cuidar de cada goiano”, afirmou.
A presidente do Cosems-GO, Patrícia Palmeira de Brito Fleury, afirmou que o evento fortalece a bipartite na região. “Isso porque estamos recebendo a presença do secretário de Estado para discutir assuntos voltados para essa região. Os desafios em cada macro são peculiares, são diferentes, e encontrar os melhores caminhos, discutir as melhores estratégias, in loco, são os grandes diferenciais desse evento”, afirmou, acrescentando que a presença de Rasível Santos mostra a cooperação entre o Estado e os municípios.
O Cosems Goiás promoverá encontros nas cinco macrorregiões de saúde de Goiás, com o objetivo de ajudar o gestor em suas reais necessidades, de acordo com a realidade de cada região. Com o trabalho realizado pelos Apoiadores do Cosems Goiás, foram discutidos os principais desafios enfrentados nos municípios dessa macrorregião de saúde, como redes de urgências e emergências, financiamento, espaços de governança, encerramento de gestão, atenção primária e vigilância em saúde.
Patrícia Almeida e Yara Galvão (texto), Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial