Sérgio Vencio é homenageado por gestores e servidores da Saúde estadual
Em solenidade que anexou sua foto à galeria dos ex-secretários da SES-GO são lembradas ações realizados pelo médico endocrinologista quando atuou como titular da pasta
O médico endocrinologista e secretário adjunto da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Sérgio Vencio, passa a integrar o rol das autoridades que deixaram sua marca à frente da instituição. Na tarde de quinta-feira (15/8), ele foi homenageado pelos relevantes serviços prestados à SES-GO, no período em que atuou como secretário, de novembro de 2022 a janeiro de 2024. Durante a cerimônia, a foto de Sérgio Vencio foi anexada à galeria dos ex-secretários da pasta.
A homenagem, realizada na sede da SES-GO, contou com a presença de gestores, servidores da pasta e familiares do ex-secretário. Emocionado, Sérgio Vencio relembrou o início da trajetória como gestor da pasta e agradeceu o reconhecimento dos profissionais da Saúde. “Foi pra mim, pessoalmente, um aprendizado enorme. Eu encaro esse trabalho como uma coisa muito sagrada, uma oportunidade única, de ajudar milhões de pessoas. (…) Muito feliz de o Rasível ter chegado e mantido o time. Então, queria agradecer muito vocês”, enfatizou.
O secretário Rasível Santos acentuou que a atuação de Sérgio Vencio como titular da SES-GO foi marcada por conquistas que impulsionaram a assistência à saúde da população goiana. “Estou muito feliz em dar continuidade ao trabalho que você começou. Estamos, inclusive, ganhando prêmios com esse trabalho iniciado pelo Sérgio”, destacou.
Rasível Santos se refere aos dois programas inéditos em inovação digital, idealizados e estruturados pela SES-GO, que conquistaram o primeiro lugar no Prêmio da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (Abep-TIC) de Excelência em Governo Digital, o mais importante no setor de informática no País. São eles o Meu PEP: prontuário do paciente e a inteligência artificial Susi.
Destaques da gestão
Outros avanços alcançados na gestão de Sérgio Vencio incluem a implementação do Programa de Redução de Filas para Cirurgias Eletivas no Estado de Goiás (Regnet), escolhido pelo Ministério da Saúde como referência para o Brasil. Com o Regnet, a SES-GO estruturou a fila única para a realização de cirurgias eletivas, que totalizava 125.894 solicitações em meados de 2023. Goiás também avançou na realização dos procedimentos, reduzindo a demanda em 66%.
A SES-GO ainda conquistou um avanço expressivo no processo de Regionalização da Saúde no Estado, com reformas, ampliações, adequações e implementação de serviços em vários hospitais que compõem a rede de saúde estadual.
“O senhor traz toda a sua bagagem clínica, médica, de profissional de saúde para a gestão. Eu penso que essa secretaria teve dois momentos: um antes e um depois da vinda do senhor, pelo espírito que o senhor imprimiu na secretaria, condutas que vão ser difíceis de alguém mal-intencionado mudar”, ressaltou o subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde, Luciano de Moura Carvalho, durante a homenagem.
“Trouxe o espírito da seriedade, o respeito pelo patrimônio público. Pela primeira vez, as pessoas que foram colocadas nas suas atribuições foram 100% técnicas e eu, enquanto servidor público, fico muito feliz, porque é um respeito com a coisa pública”, disse ainda o subsecretário.
Outra marca da gestão de Sérgio Vencio foi o início e avanço das obras do Complexo de Referência em Oncologia (Cora), às margens da BR-153. O hospital, que está com quase 70% das obras concluídas, será referência para o tratamento de câncer em todo o Estado de Goiás.
A unidade de saúde terá 148 leitos, capacidade para atendimento ambulatorial oncológico adulto e infantil, serviços de diagnóstico, salas para infusão de medicamentos, centros de reabilitação e quimioterapia, alojamento, serviços de apoio e pronto atendimento com funcionamento 24 horas, além de leitos de UTI.
Herança
A subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura da SES-GO, Ana Carolina Abrahão, também enfatizou as mudanças visíveis na pasta após a gestão de Sérgio Vencio e agradeceu a integração promovida pelo ex-secretário, que se tornou uma herança entre os servidores.
“Estou no Estado há 22 anos e confesso que não tinha visto uma secretaria tão grande e com tantos problemas se transformar num período de tempo tão curto. E todos nós temos certeza que é por essa sua atuação, por estar junto, orientando, respaldando as decisões. Todos nós nos sentimos muito felizes de poder continuar contando com a sua presença aqui”, pontuou.
Outras pessoas aproveitaram a oportunidade para agradecer ao ex-titular da pasta pelos serviços prestados. “Eu lembro que as pessoas não tinham proximidade com os secretários antecessores, mas com você não é assim. Você aglutina as pessoas ao seu redor. Só tenho a agradecer por fazer parte desse circulo seu”, assinalou o chefe de gabinete da SES, Adriano Sullivan.
“É um privilégio, dr. Sérgio, poder contar com você como nosso gestor e a gente deseja que o senhor fique muito tempo conosco. Você é um ser de luz, que conduziu essa secretaria de maneira maravilhosa”, destacou a gerente de Humanização da Secretaria, Maria Salette Batista.
Referência
Sérgio Vencio é pesquisador de renome nacional, referência na área de diabetes. Ele formou-se em medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde fez especialização em endocrinologia. O atual secretátio adjunto também concluiu o curso de especialização em Gestão em Saúde pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, e o mestrado e doutorado em Ciências da Saúde, pela UFG. No início deste ano, Sérgio Vencio assumiu a assessoria científica da presidência da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Maria José Silva, Aline Rodrigues (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial