Secretário de Saúde destaca importância de parcerias para levar saúde de qualidade à população durante inauguração da UTI Pediátrica do Hospital das Clínicas da UFG
Unidade, inaugurada nesta segunda-feira (22/07), deve reduzir espera por leitos intensivos pediátricos. Estado deve assumir regulação dos leitos para o HC em breve
O secretário de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Rasível Santos, representou o governador Ronaldo Caiado durante a inauguração da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), nesta segunda-feira (22/07), em Goiânia. Na ocasião, o titular da SES-GO reforçou a importância das parcerias para garantir cada vez mais saúde de qualidade à população da capital e de todo o estado.
“É muito importante a inauguração destes 10 leitos que vão trazer um incremento de qualidade para que a gente possa atender os pacientes no momento certo. Há dois meses estávamos conversando com o Arthur Chioro, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), falando da importância desses leitos e hoje eu estou aqui participando da realização do sonho do Hospital das Clínicas, que passou a ser meu sonho também, pois temos uma demanda muito grande para atender de todo o estado e o HC vai fazer toda a diferença”, destacou o secretário.
As tratativas para que a Secretaria de Estado da Saúde assuma a regulação dos leitos do Hospital das Clínicas estão adiantadas e o assunto deve ser discutido e pactuado na próxima CIB – Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Goiás. Dessa forma, a regulação será feita diretamente pela SES, com contratualização da secretaria diretamente com o Hospital das Clínicas. Segundo a presidente do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás), Patrícia Fleury, a iniciativa vai melhorar a assistência para quem precisa. “Estamos falando aqui de salvar vidas, estamos falando de um cuidado de extrema relevância para as nossas crianças. E essa é uma parceria ensino-serviço. Temos a certeza que estamos no caminho certo”, reforçou Patrícia.
Com 50 anos de atuação na área da pediatria, o hospital agora conta também com a UTI Pediátrica, que ocupa uma área de 1,5 mil metros quadrados e foi instalada no 5º andar do Edifício de Internações, inaugurado em 2020. Com a nova estrutura no HC, a expectativa é de que a seja reduzido o tempo de espera por leitos intensivos pediátricos no município e região, proporcionando ainda um campo de estágio para mais profissionais da saúde, com a formação de futuros especialistas no atendimento pediátrico.
Os equipamentos médico-hospitalares e o mobiliário da UTI foram custeados com recursos da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – a qual o HC é vinculado – além de R$ 1,2 milhão de emendas parlamentares. O espaço contará com equipe multiprofissional de 56 pessoas, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. O vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, ressaltou a necessidade das articulações nas esferas municipal, estadual e federal. “É importante consolidar políticas de estado que fortaleçam o Sistema Único de Saúde. Essa UTI vai trazer dignidade para as crianças do estado de Goiás”, finalizou.
Também participaram do evento a a reitora da UFG, Angelita Lima, a deputada federal Flávia Morais; o deputado federal Zacharias Calil, deputado estadual George Morais e o superintendente do Hospital das Clínicas, Dr. José Garcia Neto, além de outros convidados.
Pediatria e Neonatologia Rede SES – Panorama atual leitos pediátricos na Rede Estadual
Em 2019, o governador em seu primeiro ato como governante, priorizou o funcionamento do Hospital Materno Infantil (HMI) que estava sem insumos, em estrutura deficitária e com o todo atendimento comprometido. Caiado se comprometeu em abrir um hospital especializado em pediatria em Goiás, projeto concretizado logo após a pandemia, com a entrega do Hecad. Na época só havia – na rede própria- leitos de terapia intensiva pediátrica e neonatal no HMI (Ucin na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes), no HDT e leitos projetados para o Hugol. O Governo Estadual direcionou investimentos para uma atenção regionalizada da saúde pública.
Abril/2019 – Governo de Goiás inaugura 55 leitos pediátricos, sendo 45 de internação e 10 de UTI no Hugol e abre serviço de cirurgia cardiopediatrica que só havia na rede privada, conveniada ao SUS.
Fevereiro/2022 – Governo de Goiás inaugura o Hecad (que já funcionava desde 2021) e transforma o HMI em Hemu. Cardiologia clínica e várias outras especialidades de alta complexidade foram contempladas na estrutura do Hecad que tem ao todo 146 leitos, sendo 30 UTI pediátrica e 116 enfermaria pediátrica.
Setembro/2022 – Dez leitos de UTI pediátrica foram instalados no Hospital Estadual de Itumbiara, na região Sul do estado, avançando na distribuição regionalizada desses leitos.
Maio/2022 – HCN inaugurou 10 leitos de UTI Neonatal, 05 UCIN, e ala de maternidade com 30 leitos alem de um centro obstétrico (salas de parto normal e cesarianas).
Março/2023 – SES-GO entregou 20 leitos de UTI Neonatal no Hospital do Garavelo, em Aparecida de Goiânia, para desafogar demanda do Hemu. Nessa data, subiu para 64 o total de UTI Neonatal 100% SUS disponibilizadas pela SES-GO
Outubro/2023 – SES-GO inicia a Classificação de Atenção ao Recém-Nascido (Caren) Inteligência Artificial usada para evolução e atenção ao neonato, no HCN.
Junho/2024 – Inauguração Heal com estrutura para atendimentos de maternidade com total de 10 leitos de UTI pediátrica e 10 neonatal, mais oito de Ucin, até dezembro.
Até o fim de 2024 a ala pediátrica do Cora será inaugurada com 148 leitos de internação, centro cirúrgico, farmácia, centro de exames por imagem e de infusão quimioterápica. Além da expansão da pediatria na rede própria, a SES focou também na expansão de leitos de UTI neonatal no Estado, por meio de cofinanciamento de leitos de UTI pediátrica em unidades contratualizadas como Hospital Garavelo, Santa Casa de Anápolis e
Maternidade de Rio Verde.
Números Rede SES/GO
- 57 leitos UTI Neonatal (HCN, HMI de Rio Verde, Hemu, Catalão e Santa Casa de Anápolis)
- 97 leitos UTI Pediátrica (HCN, HMI de Rio Verde, HEI, Hugol, Hecad, HDT e Santa Casa de Anápolis)
- 219 leitos Enfermaria Pediátrica (HCN, HESLMB, Herso, Heelj, Sagrado Coração/Nerópolis, HEJ, Heja, HEI, Hugol, Hecad e HDT)
- 15 UCIN (HCN, HEJ e HMNSL)
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás