Saúde estadual inicia preparativos para a oitava edição do PPSUS
Programa visa promover avanço científico e tecnológico, adaptando-se às particularidades de cada Estado brasileiro e contribuindo para a redução das disparidades regionais
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) já começou a se preparar para a oitava edição do Programa de Pesquisas para o Sistema Único de Saúde (PPSUS). Iniciativa crucial de descentralização do fomento à pesquisa em saúde nas unidades federativas, o programa visa promover o avanço científico e tecnológico, adaptando-se às particularidades de cada Estado brasileiro e contribuindo para a redução das disparidades regionais.
O pontapé inicial foi dado no dia 7 de março, quando a SES-GO, por meio da Gerência de Pesquisa e Inovação da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Gepi/Sesg), participou da reunião de alinhamento para a oficina de prioridades de pesquisas do Observatório de Políticas Públicas em Saúde.
O evento contou ainda com representantes do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Secretarias Estaduais de Saúde e Fundações de Amparo/Apoio (FAP) à Pesquisa de todo o País. Na ocasião, foi apresentada uma nova metodologia para levantamento de problemas de saúde, seleção de prioridades de pesquisa e propostas de linhas de pesquisa para orientar os eixos da chamada pública.
Neste ano, as etapas das oficinas do PPSUS vão ocorrer virtualmente, e espera-se que sejam consolidadas ainda no primeiro semestre de 2024, incluindo a divulgação das chamadas públicas. A expectativa da Gepi/Sesg é de que esta edição impulsione não apenas a pesquisa em saúde, mas também a competitividade dos pesquisadores locais.
Parcerias federais e estaduais
Coordenado pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE), o PPSUS conta com parcerias federais, incluindo o CNPq, e estaduais, envolvendo FAPs, Secretarias Estaduais de Saúde e de Ciência e Tecnologia (SECT). A Gepi/Sesg representa a SES-GO como ponto de apoio ao PPSUS em Goiás.
Uma das características inovadoras do PPSUS é seu modelo de gestão descentralizado e participativo, que envolve gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e representantes da sociedade civil. Esse programa visa colocar os principais problemas de saúde da população entre as prioridades dos pesquisadores brasileiros, usando a relevância sociossanitária como um dos critérios para a definição dos temas de pesquisa.
A pesquisa em saúde representa 30% da produção científica nacional. Entretanto, há uma concentração considerável de doutores, mestres e instituições de pesquisa nas regiões sudeste e sul do País. Essa desigualdade se reflete também nos investimentos insuficientes em pesquisa, especialmente nas regiões menos desenvolvidas.
Diante desse contexto, os objetivos do PPSUS são claros: financiar pesquisas sobre temas prioritários para a saúde da população brasileira, fortalecer os sistemas locais de saúde, ciência e tecnologia, reduzir as desigualdades regionais e promover a equidade.
Gabriela Dutra/Superintendência da Escola de Saúde de Goiás
Foto: Gepi/Sesg