Residentes do Hemu têm trabalhos reconhecidos em Congressos e Publicações Internacionais
Reconhecimento dos trabalhos dos residentes reflete o alto nível de excelência acadêmica e clínica que é cultivado na unidade do Governo de Goiás
O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), referência como hospital escola, celebra mais um marco significativo em sua trajetória de excelência médica e acadêmica. Os trabalhos de dois residentes da 17ª turma de Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia, Samuel Cavalcante Reis e Thiago Lara da Rocha, foram recentemente publicados em destacados eventos científicos e revistas especializadas.
Samuel Reis, com formação em Medicina pela Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA) em Porto Velho-RO, e Thiago da Rocha, formado em Medicina na Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Rondonópolis, tiveram três trabalhos reconhecidos. O primeiro, intitulado “Relato de caso: Síndrome do Coração Esquerdo Hipoplásico Diagnosticado em Ultrassonografia Obstétrica em Hospital de Referência do Centro-Oeste Brasileiro”, publicado no 27º Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS e 19° Congresso Internacional de Ultrassonografia da FISUSAL (Federação Internacional de Ultrassonografia da América Latina).
O segundo, intitulado “Relato de caso: Uso do Método de Ultrassonografia pela Via Transperineal em Paciente com diagnóstico de Bolsa Líquido Amniótico Protrusa em canal Vaginal”, foi divulgado no capítulo de livro no e-book “A Saúde e as Transformações nas Sociedades – Vol.01”. O terceiro trabalho, “A Challenging Prenatal Case: Unraveling The Rare and Lethal Sacrococcygeal Teratoma”, foi publicado na Revista Brasileira de Ultrassonografia.
Segundo o professor Marcello Viggiano, supervisor do Programa de Residência Médica em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia, os trabalhos dos residentes destacam-se não apenas pela relevância dos temas, mas também pela contribuição para o avanço do conhecimento na área de Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia. “A publicação em eventos nacionais e internacionais demonstra o comprometimento do Hospital Estadual da Mulher em promover a pesquisa e o desenvolvimento acadêmico de seus profissionais em formação”.
O médico Marco Aurélio, coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Hemu, ressalta a importância de incentivar a produção científica entre os residentes. “Essas conquistas além de elevarem o prestígio da instituição, também contribui para o avanço da medicina e a melhoria constante da qualidade dos serviços prestados. Nós parabenizamos o Samuel e o Thiago por suas conquistas e por representarem tão bem a excelência do programa de residência da instituição. Que seus trabalhos continuem a inspirar e contribuir para o progresso da medicina em nosso país”, salientou o coordenador.
Marilane Correntino (texto e foto)/IGH