Representantes das Regionais de Saúde são atualizados sobre Programação Pactuada Integrada
Evento teve o objetivo disseminar as ações e boas práticas de planejamento em saúde no âmbito da SES-GO e dos municípios visando eliminar barreiras enfrentadas na execução dos trabalhos das equipes regionais
Profissionais das 18 Regionais de Saúde reuniram-se nesta quinta-feira (13/06) com o objetivo de aprimorar os conhecimentos sobre a Programação Pactuada Integrada (PPI) da Assistência à Saúde. Eles participaram de uma capacitação realizada no auditório do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) efetivado com o propósito de disseminar as ações e boas práticas de planejamento em saúde no âmbito da própria Secretaria e dos municípios goianos.
A ação, coordenada pela equipe técnica da Gerência de Programação das Ações e Serviços de Saúde da Superintendência de Planejamento da SES-GO, faz parte do Programa Capacita Splan. A PPI é um processo instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no qual, em consonância com o processo de planejamento, são definidas e quantificadas as ações de saúde em cada território, bem como, efetuados os pactos intergestores para o acesso da população aos serviços de saúde.
Em seu pronunciamento, a subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura da SES-GO, Ana Carolina Rezende Abrahão, destacou que a equipe tem atuado para o fortalecimento do planejamento em todo o Estado. A capacitação, conforme disse, constituiu uma oportunidade de a Pasta conhecer com mais profundidade as demandas dos municípios.
O superintendente de Planejamento, Túlio Silva de Oliveira, acrescentou que o treinamento representou uma troca de experiência na qual a SES-GO teve a oportunidade de orientar os técnicos acerca das ações que eles precisam implementar nos territórios, quanto para entender quais são as demandas locais. “Dessa forma, podemos fazer um SUS cada vez mais participativo e resolutivo para o cidadão.”
A gerente de Programação das Ações e Serviços de Saúde, Andressa Vieira de Moura, acentuou que, por meio da capacitação, os coordenadores das Regionais de Saúde terão condições de apoiar os municípios no dia a dia, na programação pactuada, nas dificuldades que eles têm em entender as pactuações, como fazer as articulações e o fluxo da gerência.
A programação do evento foi composta por assuntos variados, entre os quais Contextualização quanto a Programação Pactuada Integrada (PPI) da Assistência à Saúde; Processo de Revisão das Pactuações Intermunicipais e Recomposição de Teto de Média e alta Complexidade (MAC). A capacitação também contou com abordagens sobre Sistema de Programação Pactuada Integrada e suas Funcionalidades e a Interpretação da Tabela SUS.
Maria José Silva (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial da SES-GO