Primeiro curso para formação de sanitaristas é marco histórico para Escola de Saúde
A Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, ligada à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), foi palco nesta segunda, 7, de um momento histórico com a abertura do 1º Curso de Especialização em Saúde Pública. Serão formados pela Escola 35 sanitaristas, que assistirão aulas presenciais na instituição que recebeu o título pela agência de acreditação pedagógica brasileira. O curso é uma parceria da SES-GO, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Ministério da Saúde.
A partir de agora, profissionais de Saúde ou de áreas afins poderão realizar o curso que é de 12 meses com 380 horas. “É um momento único. Temos 35 pessoas que serão qualificadas na primeira turma, profissionais da secretaria, bem como do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), do Conselho Estadual de Saúde e das universidades”, disse o secretário de Estado, Leonardo Vilela.
Para o secretário, os profissionais serão agentes de uma saúde pública de melhor qualidade. “Assim, a nossa Escola de Saúde se torna cada vez mais uma referência para o País, onde esses profissionais com dedicação, esforço e qualificação vão oferecer saúde pública de excelência para o cidadão. Hoje é um momento especial. Porque todo esse trabalho foi feito com a alma e com o coração”, salientou.
A Escola de Saúde Pública de Goiás está entre as 10 escolas no País que agora tem aptidão para certificar esse curso. “Assumi o compromisso de oferecer o primeiro curso de sanitaristas pela Escola de Saúde Pública do Estado de Goiás, com financiamento do governo federal. O conteúdo desse curso foi formatado com as 10 Escolas de Saúde Pública do País”, diz Irani Ribeiro, superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS.
“Esses profissionais, que serão formados aqui, são críticos do sistema e farão parte da gestão do SUS e da assistência em Saúde. São professores das universidades que ensinam outros que virão. É um marco para a Escola”, diz Irani.
Fazem parte do conteúdo programático aulas sobre políticas de Saúde no Brasil, metodologia de Pesquisa Científica, modelo de Atenção à Saúde, regulação em Saúde, financiamento em Saúde e módulos de Saúde Coletiva. Para agosto do ano que vem, estão previstas 35 novas vagas que serão destinadas aos profissionais dos municípios goianos.
Escola de Saúde Pública
A superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST-SUS) é responsável pela formulação, coordenação, execução e avaliação da Política Estadual de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde. Promove cursos e treinamentos para atualização dos profissionais da área da Saúde. Suas ações seguem as diretrizes do SUS. Promove assessoria e cooperação técnica com os municípios goianos no desenvolvimento das políticas de Saúde e tem, atualmente, a oferta de 26 cursos.