Posse sedia ação para prevenção e tratamento da doença de Chagas
O município de Posse, no Nordeste goiano, é apontado como um dos locais no País em que há grande vulnerabilidade para a doença de Chagas. Operação apresenta resultados do Expresso Chagas em Ação, realizado em novembro de 2022
O município de Posse, localizado na Região Nordeste do Estado, é alvo de uma força-tarefa voltada à prevenção, tratamento e repasse de informações sobre a doença de Chagas. O evento, Workshop de Devolutiva e Inauguração do Centro de Estudos e Pesquisas em Atenção Integral `Saúde e Vigilância em Doença de Chagas (Cepav), teve início nesta quinta-feira (25/01), e prossegue nesta sexta-feira (26/01), com o propósito de apresentar aos profissionais de saúde e população os resultados da primeira etapa da operação, realizada em novembro de 2022. Ele é uma promoção conjunta da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Secretaria Municipal de Saúde de Posse.
Dados do Ministério da Saúde apontam que entre 1 e 4 milhões de pessoas no Brasil são portadoras da doença de Chagas e que grande parte deste contingente desconhece que apresenta a enfermidade. Goiás é o estado que registra a maior taxa de mortalidade por doença de Chagas crônica no país, o que indica a existência de muitas pessoas afetadas. Os registros da Fiocruz revelam, ainda, que Posse apresenta um elevado índice de vulnerabilidade para a doença. Por esse motivo, foi selecionado para a passagem do Expresso Chagas em Ação.
Ação devolutiva
A responsável técnica pelo Programa Estadual de Chagas da SES-GO, Liliane da Rocha Siriano, informa que a primeira etapa da ação, em novembro de 2022. constatou 160 casos confirmados de doença de Chagas no município. “Estamos fazendo uma devolutiva dessa ação com a intenção de reforçar as informações sobre a enfermidade, possibilitar o início do tratamento nas pessoas que tiveram resultados positivos e promover a atualização dos profissionais da atenção básica do município”, pontuou.
Como parte da programação foi realizado o Workshop Expresso Chagas em Ação com o tema Doença de Chagas na Atenção Primária em Saúde, com a participação dos profissionais de saúde locais. Também foi inaugurado o Centro de Estudos e Pesquisas em Atenção Integral à Saúde e Vigilância em Doença de Chagas em Posse, unidade voltada ao acolhimento, tratamento, realização de exames e dispensação de medicamentos aos pacientes.
O evento prossegue nesta sexta-feira, com a participação ativa da população. Será realizado o 1º Encontro de Movimentos Sociais pelos Direitos das Pessoas, com a estruturação do Núcleo de Posse da Associação Goiana dos Portadores de Doenças de Chagas e realizadas palestras e debates sobre A Voz dos Afetados pela Doença de Chagas em Posse e Informação, Educação e Comunicação em doença de Chagas.
Maria José Silva (texto)/Comunicação Setorial da SES-GO e Rita de Cássia Machado da Rocha (foto)/Fiocruz