ONA 3: Crer mantém título que reconhece excelência dos serviços prestados

Ao atender padrões reconhecidos internacionalmente, unidade garantiu a manutenção do nível máximo de excelência em gestão pela Organização Nacional de Acreditação

Unidade do Governo de Goiás, Crer mantém título de reconhecimento de padrão internacional

No mês de novembro de 2023, a unidade do Governo de Goiás, Crer, recebeu a visita da equipe de acreditadores do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes) para o processo de manutenção, na unidade do Governo de Goiás, do certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Os ciclos de certificação são a cada triênio, o título de ONA 3 fica vigente até 2025 na unidade.

Em dezembro de 2023, o hospital conquistou a manutenção do título de hospital Acreditado com Excelência – Nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A entidade certifica a qualidade dos serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente e com o objetivo de promover a melhoria contínua da assistência no País.

Para o Diretor Geral da instituição, Válney Luiz da Rocha, a manutenção do certificado de Acreditado com Excelência reflete a política de trabalho implantada nos 21 anos de existência do Crer. “É a confirmação do compromisso dispensado à assistência com qualidade, melhoria contínua e maturidade nos processos dentro do hospital, essa é uma conquista do Crer para os usuários do hospital, que nos estimulam a prestar um cuidado humanizado e de excelência”, comemora o diretor.

Acreditado pela ONA desde 2014, o Crer foi o primeiro hospital de Goiás a receber certificação de Acreditado com Excelência, reforçando perante a sociedade o compromisso com os padrões reconhecidos de qualidade, que garantem aos pacientes desfrutarem de um ambiente hospitalar seguro, e aos colaboradores a confiança de trabalhar em uma organização com processos certificados.

Excelência nos serviços prestados
Para ser Nível 3 – Acreditado com Excelência, como o Crer, a organização precisa atender a três critérios: cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

Confira alguns pontos fortes da instituição avaliados durante a visita de manutenção ONA 3:
• Reconhecimento como 14º melhor Hospital Público do país, pela OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde;
• Declaração da ANVISA com conformidade 100% na Avaliação de Práticas de Segurança do Paciente (2021 e 2022);
• Selo UTI Top Performer 2022, como reconhecimento dos resultados na Unidade de Terapia Intensiva;
• Recertificação Great Place to Work evoluindo da Zona de Qualidade (2022) para a Zona de Excelência (2023);
• Inauguração da clínica intelectual, ampliação da sala de atendimento ao paciente na Oficina Ortopédica;
• Processo de desospitalização bem sistematizado, através do curso “Capacitar para o Cuidador”;
• Assertividade e adesão aos programas do PROADI SUS;
• Serviço de Odontologia com resultados efetivos para reduzir infecções nas Unidades de Terapia Intensiva;
• Ação denominada Teste Drive, voltada para os pacientes com demanda para uso de aparelho auditivo no Ambulatório, avaliando a percepção do paciente durante a escolha do equipamento;
• Cartão de Orientação Farmacêutica utilizado para orientação de alta;
• Sensibilizações diversas realizadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente, com destaque para a simulação realística sobre o envolvimento do paciente na assistência, da participação dos clientes no Dia Mundial pela Segurança do Paciente e etc;
• Iniciativas para avançar na estruturação do programa de experiência do paciente e do cuidado centrado na pessoa, com destaque para as ações: “Display” de Jornada do Paciente, na Unidade de Reabilitação e da ferramenta Árvore da Vida no Ambulatório;
• Academia Agir+Saúde sem custo e com horário estendido dos profissionais de Educação Física. renovação do contrato de ginástica laboral;
• Incentivo à saúde mental através do Programa Dialoga+, aumento de quadro de Psicólogos para sessões de terapia. Criação de grupos com encontros quinzenais de apoio à terceira vítima.
 
Juliana Saran (texto e foto)/Agir

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