ONA 3: Crer mantém título que reconhece excelência dos serviços prestados
Ao atender padrões reconhecidos internacionalmente, unidade garantiu a manutenção do nível máximo de excelência em gestão pela Organização Nacional de Acreditação
No mês de novembro de 2023, a unidade do Governo de Goiás, Crer, recebeu a visita da equipe de acreditadores do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes) para o processo de manutenção, na unidade do Governo de Goiás, do certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Os ciclos de certificação são a cada triênio, o título de ONA 3 fica vigente até 2025 na unidade.
Em dezembro de 2023, o hospital conquistou a manutenção do título de hospital Acreditado com Excelência – Nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A entidade certifica a qualidade dos serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente e com o objetivo de promover a melhoria contínua da assistência no País.
Para o Diretor Geral da instituição, Válney Luiz da Rocha, a manutenção do certificado de Acreditado com Excelência reflete a política de trabalho implantada nos 21 anos de existência do Crer. “É a confirmação do compromisso dispensado à assistência com qualidade, melhoria contínua e maturidade nos processos dentro do hospital, essa é uma conquista do Crer para os usuários do hospital, que nos estimulam a prestar um cuidado humanizado e de excelência”, comemora o diretor.
Acreditado pela ONA desde 2014, o Crer foi o primeiro hospital de Goiás a receber certificação de Acreditado com Excelência, reforçando perante a sociedade o compromisso com os padrões reconhecidos de qualidade, que garantem aos pacientes desfrutarem de um ambiente hospitalar seguro, e aos colaboradores a confiança de trabalhar em uma organização com processos certificados.
Excelência nos serviços prestados
Para ser Nível 3 – Acreditado com Excelência, como o Crer, a organização precisa atender a três critérios: cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.
Confira alguns pontos fortes da instituição avaliados durante a visita de manutenção ONA 3:
• Reconhecimento como 14º melhor Hospital Público do país, pela OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde;
• Declaração da ANVISA com conformidade 100% na Avaliação de Práticas de Segurança do Paciente (2021 e 2022);
• Selo UTI Top Performer 2022, como reconhecimento dos resultados na Unidade de Terapia Intensiva;
• Recertificação Great Place to Work evoluindo da Zona de Qualidade (2022) para a Zona de Excelência (2023);
• Inauguração da clínica intelectual, ampliação da sala de atendimento ao paciente na Oficina Ortopédica;
• Processo de desospitalização bem sistematizado, através do curso “Capacitar para o Cuidador”;
• Assertividade e adesão aos programas do PROADI SUS;
• Serviço de Odontologia com resultados efetivos para reduzir infecções nas Unidades de Terapia Intensiva;
• Ação denominada Teste Drive, voltada para os pacientes com demanda para uso de aparelho auditivo no Ambulatório, avaliando a percepção do paciente durante a escolha do equipamento;
• Cartão de Orientação Farmacêutica utilizado para orientação de alta;
• Sensibilizações diversas realizadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente, com destaque para a simulação realística sobre o envolvimento do paciente na assistência, da participação dos clientes no Dia Mundial pela Segurança do Paciente e etc;
• Iniciativas para avançar na estruturação do programa de experiência do paciente e do cuidado centrado na pessoa, com destaque para as ações: “Display” de Jornada do Paciente, na Unidade de Reabilitação e da ferramenta Árvore da Vida no Ambulatório;
• Academia Agir+Saúde sem custo e com horário estendido dos profissionais de Educação Física. renovação do contrato de ginástica laboral;
• Incentivo à saúde mental através do Programa Dialoga+, aumento de quadro de Psicólogos para sessões de terapia. Criação de grupos com encontros quinzenais de apoio à terceira vítima.
Juliana Saran (texto e foto)/Agir