Ministério apresenta plataforma de Educação a distância – AVASUS

 

Os coordenadores de ensino da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para SUS, Sest-SUS, estão conhecendo hoje, 06/08, a nova plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde AVA– SUS, criado pelo Ministério da Saúde-MS e que será implantado em todo o país. A proposta da união é ampliar e democratizar o acesso à formação em saúde, especialmente à educação profissional técnica de nível médio.

Trata-se de um espaço virtual de aprendizagem, voltado para a qualificação da formação, gestão e assistência no SUS. A apresentação está sendo feita pelo articulador do projeto, Jorge Castro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, parceira da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do MS. Pelos cálculos do ministério o novo sistema deverá beneficiar mais de 3,5 milhões de profissionais da área da saúde no país.

Segundo Jorge Castro o AVA-SUS permite que trabalhadores e gestores de diferentes serviços aprendam, ensinem e troquem experiência, por disponibilizar extenso acervo produzido pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e outras instituições de ensino, relativo a processos de especialização e formação que o MS financiou nos últimos anos, e otimizar recursos, uma vez que a plataforma não precisa ser custeada pelos estados e municípios.

Ele explicou que o AVA-SUS é uma grande plataforma de aprendizagem adequada às necessidades do SUS, mas que será gerenciada pelas próprias escolas de saúde pública, tanto para cursos nacional quanto os que atendam as necessidades locais. Os módulos educacionais que integram o ambiente são compostos por diversas mídias (textos, áudios, vídeos), abordando temas clínicos e de organização do processo de trabalho elaborados por instituição de ensino da UNA-SUS. Por meio da própria ferramenta, os alunos receberão certificado de curso livre por cada módulo educacional concluído e a certificação de aperfeiçoamento, à medida de concluam um mínimo de 180 horas de realização de módulos educacionais.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo