Mato Grosso do Sul busca parceria com Goiás na área de saúde
Goiás poderá colaborar com o estado de Mato Grosso do Sul nas áreas de qualificação dos trabalhadores da área técnica do Sistema Único de Saúde – SUS, e também na implantação dos sistemas de monitoramento e análise de indicadores, como o do Conecta SUS da Secretaria de Estado da Saúde. Recebida pela coordenadora do Centro de Educação Profissional – CEP-Saúde, Tânia Valéria, neste 08 de fevereiro, a Coordenadora do Telessaúde de Mato Grosso do Sul, Deisy Zanoni, visitou a Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS – Sest/SUS e o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta SUS) para conhecer as estruturas.
Durante a visita técnica, Deisy Zanoni, que é também diretora da Escola Técnica do SUS no seu estado, propôs estreitar o vínculo com Goiás, visto que a superintendente da Sest/SUS, Rafaela Veronezi, é a representante da região Centro-Oeste no Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass.
Segundo ela, Mato Grosso do Sul tem grande interesse em promover a troca de experiências exitosas entre os dois estados. Numa primeira conversa com a equipe do CEP-Saúde de Goiás ela avaliou como interessantes vários projetos executados, em especial o “Itinerários do Saber”.
O objetivo geral do Projeto Itinerários do Saber é promover o desenvolvimento de estratégias para a qualificação dos profissionais para o atendimento das demandas na área de saúde mental, que prevê a realização de cursos para profissionais da atenção básica. O primeiro deles é o curso de Formação em Saúde Mental (Crack, álcool e outras drogas), na modalidade presencial e o segundo é o Curso de Atualização em Saúde Mental, à distância (EaD), ambos com carga horária de 60 horas.
No Conecta SUS Deisy Zanoni conheceu toda a estrutura e processo de funcionamento e, de imediato, afirmou que vai propor a possibilidade de um convênio de cooperação com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás para que um sistema semelhante possa ser implantado em Mato Grosso do Sul.