Livro sobre Saúde Pública será lançado em aula inaugural na ESAP
O livro “Nova formação em Saúde Pública: aprendizado coletivo e lições compartilhadas na RedEScola”, que teve participação da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago (ESAP-GO), será lançado nesta quinta-feira (09 de maio), às 09h00, no auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, SEST-SUS, durante aula inaugural do Curso de Especialização em Saúde Pública.
A abertura oficial será realizada pela coordenadora geral do Curso de Especialização em Saúde Pública Profa. Ms. Kelli Santos. Além da abertura os participantes serão contemplados com a aula magna “Educação Interprofissional em Saúde: uma estratégia potente para o fortalecimento do SUS”. Para falar sobre o tema, a coordenação de pós-graduação convidou a analista de gestão em saúde Profa. Dra Rosa Souza, da Escola de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP-FIOCRUZ) vice-diretora da Escola de Governo em Saúde e Coordenadora da Secretaria Executiva da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública.
A palestrante é uma das organizadoras do livro que será lançado. A obra tem a participação de dez escolas integrantes do projeto de formação de sanitaristas. São elas: Universidade Federal do Acre (Ufac); Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA); Escola de Saúde Pública do Ceará (ESPCE); Escola de Saúde Pública de Goiás (ESPGO); Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESPMT); Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESPMG); Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP); Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE); Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ESPRS); e Escola Tocantinense do SUS (ETSUS-TO).
Relato experiência da ESAP-GO
O projeto intitulado “A Acreditação Pedagógica de Cursos lato sensu em Saúde Pública e a Formação em Saúde Pública: uma possibilidade de caminhos convergentes”, firmado entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), foi coordenado pela Secretaria Técnica e Executiva da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública, sediada na ENSP, e reuniu dois componentes: (1) Acreditação Pedagógica, desenvolvido em parceria com a Abrasco e (2) Formação em Saúde Pública, abordado neste livro.
O relato experiência conduz o caminho percorrido, as inovações pedagógicas e as perspectivas futuras dos percursos formativos realizados durante a execução de duas turmas do curso de especialização em Saúde Pública na ESAP-GO contempladas dentro desse projeto. A descentralização da oferta de vagas nos cursos para as regiões de saúde foi um importante mecanismo de aproximação entre ensino, serviço e comunidade. Em sua proposta pedagógica, a ESAP enfatiza a descentralização da oferta de vagas nos cursos para as regiões de saúde como importante mecanismo de aproximação entre ensino-serviço-comunidade, com vistas a garantir que os egressos sejam capazes de responder às demandas e necessidades do setor de saúde em suas localidades, pontua a coordenadora geral do curso.
Outra peça chave para a formação de novos sanitaristas foi a diversificação acadêmica dos discentes. As duas primeiras turmas formaram 51 sanitaristas com formação nas áreas de administração, analista e desenvolvimento de sistemas, biologia, biomedicina, contabilidade, direito, economia, educação física, enfermagem, engenharia, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, jornalismo, matemática, medicina, medicina veterinária, nutrição, psicologia, serviço social e zootecnia. Segundo a Superintendente de Educação e trabalho para o SUS Dra Luciana Vieira,esta diversificação de formação contribui para a qualificação das práticas profissionais e na organização do trabalho nas instituições de saúde, trazendo como eixo integrador a Educação Interprofissional (EI), na perspectiva de favorecer a adoção de práticas colaborativas na atenção à saúde.
Ao longo do curso, a ESAP procurou formar sanitaristas críticos-reflexivos, com olhar abrangente sobre a situação de saúde loco-regional, implicados com as realidades político-sociais e comprometidos com a transformação da realidade de saúde. Ainda segundo as autoras do capítulo 6 do Livro, Dra Rafaela Veronezi e Ms. Kelli Santos, o curso de especialização em Saúde Pública abriu a perspectiva de uma potente ferramenta de desenvolvimento profissional para os trabalhadores do SUS no Estado de Goiás, além de ampliar a possibilidade de análise e intervenção na realidade a partir dos sistemas locais, regionais e nacional de saúde com capacidade de resposta às demandas e às necessidades de saúde de forma propositiva e oportuna.
Serviço
Lançamento do livro “Nova Formação em Saúde Pública: aprendizado coletivo e lições compartilhadas na RedEscola”, na Aula Inaugural do Curso de Especialização em Saúde Pública
Data: 09/05/2019, quinta-feira
Horário: 9h00
Local: Auditório SEST-SUS