Laboratório do HEJ recebe certificação de excelência pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade
Programa da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) avalia, anualmente, mais de 5.700 laboratórios brasileiros
O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ), uma unidade do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), recebeu a certificação de excelência em qualidade pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). O Programa avalia, anualmente, por meio de testes de proficiência, mais de 5.700 laboratórios brasileiros e cerca de 130 instituições de 11 países da América Latina e Europa.
A supervisora e responsável técnica do HEJ, Gerllane Lima, explica como funciona o processo de certificação: “Amostras com valor desconhecido são enviadas pelo PNCQ para serem testadas por todos os laboratórios. Os resultados são comparados entre si e apresentados em percentual de acertos de acordo com as metodologias utilizadas”.
Segundo a supervisora, a conquista foi possível com a chegada da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc) como gestora do HEJ. “Sabendo da necessidade urgente de regularização do Laboratório de Análises Clínicas, iniciamos o processo de contratação da empresa responsável por realizar esta validação, que é a Empresa PNCQ”.
Para a profissional, o reconhecimento é fruto do trabalho de excelência desenvolvido pelo laboratório e viabilizado por meio dos investimentos robustos do Executivo estadual na saúde. “A Fundahc, através do Governado do Estado de Goiás, não tem poupado esforços para seguir avançando na saúde. Este reconhecimento deixa claro que agimos corretamente ao centrar esforços para qualificar, cada vez mais, a saúde de Jataí”, comemorou.
O índice dos exames testados no laboratório do HEJ foi superior a 90% de acertos. “Estes resultados mostram que estamos cumprindo com nossa missão”, completou Gerlane.
Serviços
O Laboratório do HEJ funciona 24 horas, todos os dias da semana, e realiza, em média, 25 mil exames por mês. Conta com 33 funcionários, sendo 12 biomédicos, 20 auxiliares de laboratório e um auxiliar administrativo, todos organizados por escala.
O departamento executa diversos exames, como hemograma completo, glicose, colesterol e urina, em um parque tecnológico atualizado com profissionais qualificados.
Mayara Ferreira De Araújo (texto e foto)/Comunicação HEJ