Hugol leva humanização e aconchego aos pacientes com poesia e pintura em paredes
Com projeto Poesia em Tela, em parceria com Academia Goiana de Letras, unidade do Governo de Goiás usa arte para proporcionar ambiente mais acolhedor e aconchegante para pacientes
Nesta quinta-feira (21/03), o Dia Mundial da Poesia ganha maior relevância no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), por meio do projeto de Humanização Poesia em Tela, que tem como objetivo trazer a arte como vertente de humanização e proporcionar um ambiente mais acolhedor e aconchegante para os pacientes da unidade.
Com a convicção de que a poesia, e a arte no geral, podem ser benéficas para o tratamento de pacientes, principalmente aqueles que passam longos períodos acamados, a unidade do Governo de Goiás, em parceria com a Academia Goiana de Letras (AGL), deixou os corredores do hospital mais humanizados, com poesias e pinturas feitas nas próprias paredes.
“Nosso objetivo desde o início era deixar o ambiente hospitalar mais aconchegante, humanizado e até passar mais tranquilidade para quem está no hospital”, explicou o diretor-geral da unidade Hélio Ponciano Trevenzol.
A primeira etapa do projeto começou em dezembro de 2019, e foi finalizada em fevereiro de 2020, levando a arte para 21 locais, totalizando 83 poemas (de 55 poetas) e 27 artes visuais (de 18 artistas plásticos).
A poetisa Lêda Selma, coordenadora do projeto, conta que foi uma honra participar de uma ação como essa. “A literatura, a poesia e as artes plásticas mexem com o emocional e os sentimentos das pessoas. No caso do Hugol, mais ainda, tanto que a aceitação surpreendeu nossa expectativa”, disse.
Grandes e frios
O diretor-geral contou ainda que, desde a inauguração do Hugol, achava os corredores do hospital muito grandes e frios. “Um dia, andando pelas ruas, vi uns poemas e pinturas num muro e fui atrás para saber de quem era. Descobri que eram da Lêda Selma, na época, presidente da Academia Goiana de Letras. Entrei em contato com ela e fechamos uma parceria para o projeto Poesia em Tela. Os artistas doaram seu trabalho e o material foi financiado por meio de doações”, explicou dr. Hélio.
A Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) assumiu a ideia, e vai colocar em prática a segunda etapa do Poesia em Tela, concluindo as paredes do Hugol e levando para o projeto para as outras unidades que administra: o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e os Hospitais Estaduais de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) e da Criança e do Adolescente (Hecad).
Juliana França (texto e foto)/Agir