Hospital Estadual de Luziânia realiza 640 partos no primeiro semestre de 2024
Unidade do Governo de Goiás no município do Entorno do Distrito Federal é referência em partos de baixo risco e no cuidado com a mãe e com o recém-nascido
O Hospital Estadual de Luziânia (HEL) registrou a marca de 640 partos realizados no primeiro semestre de 2024. A unidade do Governo de Goiás no município do Entorno do Distrito Federal é referência em partos de baixo risco e no cuidado com a mãe e com o recém-nascido.
O centro obstétrico conta com três salas denominadas PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e dois centros cirúrgicos equipados com os mais modernos equipamentos para cesariana. Todos os serviços são referenciados como parto humanizado, com equipes médica e multiprofissional altamente capacitada, incluindo obstetras, enfermeiros obstétricos, neonatologistas e equipe de apoio.
“O sucesso alcançado pelo HEL é resultado do trabalho em equipe de todas as áreas. Todos formam um time bem entrosado, com o objetivo de prestar serviços de saúde com máxima eficiência e humanização. Temos certeza de que, a cada dia, poderemos entregar um serviço melhor para a população de Luziânia”, comentou a gerente assistencial do hospital, Ana Carolina Garcia.
A unidade oferece às gestantes medidas terapêuticas para o alívio da dor não farmacológico durante toda a gestação. O centro obstétrico tem uma política de participação de companheiros durante o parto normal. Eles amparam as mulheres em trabalho de parto, imprimindo nova dinâmica de assistência às parturientes. De acordo com a gerente assistencial do HEL, garantir amparo e suporte psicológico é fundamental, pois garante a ampliação de todos os conceitos de humanização na saúde pública.
Ainda conforma Ana Carolina, o HEL investe em tecnologia e infraestrutura adequada para o acompanhamento do parto e pós-parto, com salas de parto bem equipadas e procedimentos que seguem as melhores práticas e protocolos internacionais. “Temos um compromisso com a educação e o apoio às gestantes e suas famílias, oferecendo programas de educação, orientações sobre amamentação e cuidados com o recém-nascido”, destacou.
HEL em números
Em junho deste ano, a unidade alcançou a marca de 489 mil atendimentos totalizados nos últimos dois anos. Desses, 59 mil do pronto-socorro, 59 mil exames de imagem, 327 mil exames laboratoriais, 28 mil consultas, 7 mil internações, 4 mil cirurgias e mais de 2 mil partos.
O hospital beneficia mais de 1 milhão de moradores do município e de cidades próximas, integrando a rede de saúde no Entorno do Distrito Federal, onde também estão localizados a Policlínica e o Hospital Estadual de Formosa, além do recém-inaugurado Hospital Estadual de Águas Lindas (Heal).
Julianna Adornelas/Instituto Patris
Foto: Marco Monteiro/SES-GO