Hospital Estadual da Mulher realiza primeira feira em comemoração ao Dia da Gestante
Momentos de acolhimento e aprendizado marcam positivamente a jornada da maternidade em evento na unidade de saúde do Governo de Goiás
Em comemoração ao Dia da Gestante, celebrado em 15 de agosto, o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) promoveu a 1ª Feira da Gestante, na quarta-feira (21/08). Aberto a mulheres grávidas, o evento foi repleto de atividades voltadas para o bem-estar e a preparação para a maternidade.
Durante toda a tarde, as gestantes participaram de diversas ações que incluíram aferição de glicemia e pressão arterial, além de orientações sobre planejamento familiar, aleitamento materno, nutrição, entre outros. A psicanalista Sara Godoy, do projeto Bebê Canguru, ministrou uma aula prática sobre a correta amarração da faixa canguru, técnica essencial para o conforto e segurança dos bebês.
Nas atividades de bem-estar, as gestantes tiveram a oportunidade de realizar pintura gestacional com as residentes de enfermagem obstétrica, além de receber cuidados de beleza, como design de sobrancelhas, limpeza de pele e maquiagem, oferecidos pela equipe da Zayne Beauty Academy. A tarde foi encerrada com relaxante aula de yoga conduzida pelo professor Breno Queiroz. Houve sorteio de brindes e distribuição de kits de enxoval de bebê para as participantes.
Organização e acolhimento
A iniciativa, organizada pelo setor de Marketing e eventos com o Ambulatório de Obstetrícia e Ginecologia do Hemu, foi recebida com entusiasmo pelas participantes, que elogiaram tanto a organização quanto o acolhimento. “Achei maravilhoso, muito rico em dicas, conhecimento, e sem contar o acolhimento com as gestantes”, elogiou Ravylla Oliveira, grávida de 35 semanas.
“Vim na emergência, passando mal, no sábado. Desde quando cheguei aqui, sou muito bem tratada. Encantada com todo esse atendimento recebido”, relatou, ainda, a paciente. “Foi tudo perfeito. Nunca imaginava receber esse tratamento VIP em um hospital público, pelo SUS”, pontuou Danila Cristina, de Pires do Rio, grávida de 36 semanas e que está internada no Hemu.
A professora Talita Carvalho, de 35 semanas de gravidez, ficou sabendo da Feira da Gestante, foi participar e compartilhou sua experiência. “Que tarde maravilhosa. Recebemos muitas informações valiosas, além do cuidado especial. Amei a arte da pintura gestacional, ficou perfeita”, ressaltou.
Para a enfermeira do ambulatório, Gislaine Araújo, o sucesso da 1ª Feira da Gestante do Hemu reforça o comprometimento da unidade do Governo de Goiás com a saúde e o bem-estar das futuras mães. ”O intuito dessa ação foi mesmo trazer conhecimento e tranquilidade para as gestantes. Para que elas possam passar pelos processos gestacionais com mais calma e confiança”, destacou a enfermeira.
Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH