HGG realizou mais de 1 milhão de atendimentos em 2023
Uma referência em excelência e comprometimento com os usuários do SUS
O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, unidade do Governo de Goiás referência em atendimento de média e alta complexidade, continua demonstrando um trabalho de excelência e comprometimento com a saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2023, a unidade realizou um total de 1.366.691 atendimentos, consolidando-se como uma referência para a região metropolitana de Goiânia e todo o Estado.
Foram registradas 8.245 internações, 160.684 consultas, 445.250 exames, 6.785 cirurgias e 149.606 atendimentos multiprofissionais. Esses números refletem o compromisso do HGG em oferecer um atendimento de excelência, destacando o HGG como um dos hospitais mais bem avaliados do Brasil.
Segundo o diretor-geral da unidade, José Cláudio Romero, a meta para 2024 é continuar prestando um serviço de excelência, em um ambiente adequado e seguro, tanto para os pacientes quanto para os colaboradores. “Nossos números estão entre os melhores do país e reafirmam o nosso compromisso em continuar sendo uma referência em saúde para a população de Goiás e região”, destacou.
Destaque
O HGG recebeu destaque por ser o primeiro hospital público do Centro-Oeste a conquistar o título de acreditação hospitalar conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Desde 2014, a unidade trabalha rigorosamente para cumprir os requisitos que visam a segurança do paciente, a gestão dos processos e a disseminação de uma cultura voltada para a melhoria contínua. Atualmente, o hospital é acreditado no nível 3 – Acreditado com Excelência.
Em 2020 o hospital recebeu a certificação internacional do Centro de Terapia Intensiva (CTI) pela Agência de Calidad Sanitaria de Andalucia (Acsa), tornando-se a primeira unidade pública de saúde do Brasil a conquistar o título. Em 2022 o hospital foi reconhecido como um dos 40 melhores hospitais do Brasil pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas/OMS), ONA e Instituto Ética Saúde (IES).
Em março de 2023, o HGG recebeu o selo Top Performer, estando na lista das 135 principais UTIs do Brasil, criado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). O selo é conferido às UTIs que apresentam melhor desempenho com menor taxa de mortalidade hospitalar e melhor utilização de recursos. Além disso, o hospital foi escolhido para sediar o projeto piloto “Eficiência em Saúde”, que tem como objetivo aprimorar a gestão de riscos em unidades de saúde. Essa iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e a Controladoria-Geral do Estado.
Reformas e novos equipamentos
O HGG também está passando por reformas para proporcionar um melhor atendimento e mais qualidade aos usuários do SUS. Com investimentos que superam a marca dos R$ 18 milhões, em 2023, as obras incluem a ampliação das unidades de internação de Clínica Médica e Cirúrgica, com previsão de conclusão em 14 meses.
A reforma prevê a revitalização de todos os espaços de internação atendendo a concepção de apartamentos conjugados, adequados às normas técnicas e sanitárias (RDC 50). As acomodações das unidades de internação clínica e médica vão contar com móveis modernos, como camas elétricas, macas hidráulicas, cadeiras para acompanhantes, armários de cabeceira, cadeiras de rodas e de banho. Também estão em construção da sede própria do Centro Estadual de Apoio a Diabetes (Cead) e do Centro de Serviços Especiais (Cesep), e construção da nova recepção central. Foram entregues ainda o Laboratório de Análises Clínicas, que conta com estrutura moderna e novos mobiliários e a Subestação de Energia Elétrica. Em 2023, o HGG também passou a contar com novos aparelhos de hemodinâmica, ressonância magnética, tomógrafo, bisturi elétrico, microscópio cirúrgico, entre outros equipamentos adquiridos para a modernização do parque tecnológico.
Flávia Rocha (texto e foto)/Idtech