HGG lança Edital para o Programa de Treinamento Avançado no Processo Transexualizador – 2024
Médicos selecionados vão ser capacitados pelos profissionais que atuam no Serviço de Transexualidade do hospital
O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), unidade do Governo de Goiás, publica, neste sábado (27/07), o edital para médicos interessados no Programa de Treinamento Avançado no Processo Transexualizador. Serão quatro vagas e os aprovados serão capacitados pelos profissionais que atuam no Serviço de Identidade de Gênero, Transexualidade e Desvios da Diferenciação Sexual – Ambulatório TX do HGG, local que é referência na saúde pública goiana no atendimento a transexuais e outras identidades de gênero. As inscrições começam no dia 28 de agosto e seguem até 15 de setembro.
Com o programa de treinamento, o HGG espera capacitar profissionais para atuar, posteriormente, em cirurgias e ambulatórios TX, além de reforçar o quadro de médicos especializados neste público no Estado. Para concorrer é preciso ser graduado em medicina e ter feito residência médica em ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral, urologia ou cirurgia plástica em serviços reconhecidos pelo MEC, ou título de especialidade nestas áreas emitido pelas sociedades de especialidades. O processo seletivo conta com entrevista e análise curricular. As atividades estão previstas para iniciar no dia 10 de outubro de 2024.
O Programa de Treinamento Avançado no Processo Transexualizador é um regime especial de treinamento em serviço, com duração de um ano. A formação tem carga horária de 3.048 horas, com atividades híbridas (presencial e on-line) teóricas e práticas. As aulas serão realizadas, prioritariamente, nas dependências do HGG. O edital com todas as informações, está disponível no site hospitalalbertorassi.org.br/tx.
Ambulatório TX
O Hospital Estadual Alberto Rassi criou em 2017 o Serviço de Identidade de Gênero, Transexualidade e Desvios da Diferenciação Sexual – Ambulatório TX. O projeto, exclusivo da unidade de saúde, tem como objetivo oferecer atendimento e acompanhamento médico e multiprofissional a transexuais, travestis e outras identidades de gênero.
O HGG foi a primeira unidade pública estadual a oferecer o serviço em Goiás com atendimentos ambulatoriais, estabelecendo uma rede de cuidados e de acordo com as normatizações do Ministério da Saúde nas especialidades de ginecologia, cirurgia plástica, psiquiatria, urologia, psicologia e fonoaudiologia. Na parte ambulatorial, são realizadas ações de acompanhamento clínico e hormonioterapia, destinados a promover atenção especializada no processo transexualizador.
Alex Maia (texto)/Idtech