HGG celebra reconhecimento do MS do Serviço de Transplante Renal
Unidade recebeu a nota máxima por qualidade no serviço prestado
O Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) realizou, no dia 19 de janeiro, uma solenidade para comemorar o reconhecimento do Ministério da Saúde, que classificou o Serviço de Transplante Renal como Nível A, nota máxima na avaliação de indicadores do Programa de Qualidade no Processo de Doação e Transplantes (Qualidot).
O evento também marcou o lançamento do podcast Vozes do HGG, o primeiro da rede pública de saúde de Goiás. Voltado para pacientes e profissionais do Serviço de Transplante Renal do HGG, a cerimônia representou um marco para a saúde goiana. A partir de agora, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) passa a receber R$ 14.921,21 para cada transplante renal realizado na unidade, o que representa um incremento financeiro de 80%. Anteriormente, o valor repassado pelo Ministério da Saúde era de R$8.289,56.
O Subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Luciano de Moura afirmou que o aumento no repasse significa uma ampliação no serviço. “Com estes recursos financeiros e com a excelência que o HGG já apresenta à sociedade, nós vamos ter condições de atender mais pessoas. Nós da saúde pública estamos muito felizes com esta avaliação porque demonstra o que nós já sabíamos: o HGG é uma referência não só para os goianos, mas para todo o país”, avaliou.
A médica nefrologista, Cibele Camilo, que atua em um das três equipes de transplante renal do HGG, afirmou que, além do repasse, a classificação evidencia a qualidade do atendimento prestado aos pacientes. “O recurso financeiro é importante pelo reconhecimento, mas, acima de tudo, essa classificação mostra que estamos no caminho certo. Temos três equipes que se empenham diariamente para melhorar a vida do paciente”, disse.
Cerca de 30 pacientes, que estão ou estiveram internados no hospital, participaram da solenidade. A costureira Chirlene dos Santos, que passou pelo transplante há cerca de três anos, afirmou que estava muito feliz por poder participar deste marco no hospital. “Depois do transplante, eu consegui voltar a ter uma vida normal. Voltei a viajar com os meus filhos, por exemplo. Sou muito grata pelo atendimento que tive aqui no hospital”, afirmou.
A também ex-paciente da unidade, Lucélia Marques subiu ao palco para representar os demais pacientes. Durante seu discurso, ela disse que se tornou uma ativista na luta pela conscientização em torno do transplante de órgãos. “Eu me tornei uma transplantada por causa de o amor de uma família que decidiu doar um rim em momento de luto. Graças a essas pessoas e aos profissionais do HGG, eu pude retomar minha vida. Espero que muitas outras pessoas também consigam seu transplante”, afirmou.
Nível A
O Serviço de Transplante Renal do HGG atingiu o nível máximo de apuração de pontos na avaliação de indicadores como qualidade e segurança em transplantes por modalidade, reafirmando a excelência na assistência e o crescimento contínuo dos serviços. A classificação permite que o serviço receba um incremento financeiro de 80%, destinado pelo Ministério da Saúde, para a realização de procedimentos na unidade. Segundo o Ministério da Saúde, o acréscimo busca melhorar a qualidade dos serviços do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e também vai impactar nos procedimentos pré e pós-transplante, além do tratamento de intercorrências pós-transplante. O HGG é referência no Serviço de Transplante Renal.
Implantado no ano de 2017, a unidade de saúde já realizou 868 procedimentos desde então, o que coloca o HGG como o maior hospital transplantador de rim do Centro-Oeste brasileiro. Os números colocam Goiás como o 10º estado em número desse tipo de procedimento no país, segundo uma pesquisa publicada em setembro de 2023, pelo Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). O levantamento, publicado em setembro de 2023, é o mais recente sobre este tema.
Novo Podcast
Entre as comemorações pelo reconhecimento junto ao Ministério da Saúde, o HGG lançou neste mesmo evento, o Podcast Vozes do HGG. Produzido pela Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano – Idtech, organização social responsável pela gestão do hospital, o novo projeto traz em seu 1ª episódio, o Serviço de Transplante Renal do Hospital, com depoimentos do Secretário de Saúde do Estado, Sérgio Vencio, pacientes transplantados e dos médicos que coordenam o serviço na unidade. O Vozes do HGG terá episódios lançados quinzenalmente, no formato de grandes reportagens. O objetivo do novo produto de comunicação do Idtech é dar ainda mais publicidade aos serviços oferecidos pelo HGG, além de ser uma fonte de informação para os interessados por temas relacionados à saúde.
Alex Maia (texto e foto) / Idtech