Hemocentro Coordenador garante recertificação nível 2 da Organização Nacional de Acreditação
A unidade de saúde do Governo de Goiás foi e continua sendo o primeiro banco de sangue público, 100% Sistema Único de Saúde (SUS), acreditado do País
O Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz recebeu a recertificação nível 2 – Acreditado Pleno ONA (Organização Nacional de Acreditação). A unidade de saúde do Governo de Goiás foi e continua sendo o primeiro banco de sangue público, 100% Sistema Único de Saúde (SUS), acreditado do País.
Com o processo iniciado em 2019, a partir de uma visita de diagnóstico do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), o Hemocentro Coordenador começou a se preparar para buscar a acreditação por meio de contratações e treinamento dos colaboradores, realização de cursos, atualização do parque tecnológico, reestruturação física e adequações de processos.
A acreditação de nível 2 – Acreditado Pleno – comprova que a unidade de saúde atende critérios como: cumprimento ou superação, em 80% ou mais, dos padrões de qualidade e segurança; e cumprimento, em 70% ou mais, dos padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. O certificado é válido por dois anos, e as visitas são realizadas a cada oito meses.
A diretora-técnica do Hemocentro, Ana Cristina Novais, reforçou a importância do título para história da unidade de saúde do Governo de Goiás. “A recertificação demonstra o amadurecimento das equipes e o nivelamento dos padrões de qualidade e segurança. Tendo em vista que o processo de acreditação possui três níveis, o objetivo é focar todos os esforços para que a conquista do nível 3 seja alcançada, em breve”, destacou.
Hematologia e hemoterapia
Inaugurado em 18 de agosto de 1988, o Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Coordenador Prof. Nion Albernaz é referência em serviços de hematologia e hemoterapia em Goiás. A unidade realiza, mensalmente, cerca de 1,5 mil atendimentos médicos, ambulatoriais e multiprofissionais, além de uma demanda de aproximadamente 2,5 mil bolsas de sangue. São mais de 3 mil doadores todos os meses.
O prédio da unidade passou por uma ampla reforma, entregue em 1º de junho de 2020, com investimento de R$ 9,2 milhões pelo Governo de Goiás, além de recursos da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás para mobiliários e equipamentos. O novo prédio foi pensado para atender à demanda atual dos serviços de coleta e transfusão, além de atendimento ambulatorial médico e multidisciplinar no tratamento de mais de dez doenças ligadas ao sangue, fornecimento de medicamento para pacientes e melhor ambiência para os trabalhadores e usuários.
Desde novembro de 2018, a unidade é gerida pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social que trabalha constantemente para aplicar melhorias físicas e qualificar o atendimento oferecido no Hemocentro.
Flávia Rocha (texto e foto) / Idtech