Hemocentro Coordenador envia 640 bolsas de plasma à Hemobrás

Plasma será usado na produção de medicamentos

Plasma é utilizado na produção de medicamentos biológicos

O Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz – unidade da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo enviou, nesta quarta-feira (24/01), 640 bolsas de plasma para a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia – Hemobrás.

O plasma é utilizado na produção de medicamentos biológicos, como o Fator VIII e IX, usados em tratamento de pacientes com coagulopatias hereditárias, como a hemofilia, além da produção de imunoglobulina e albumina humana. Este é o primeiro envio de plasma de 2024. Em 2023, a Rede Hemo enviou 6848 unidades de plasma. 

A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais destaca que o envio das bolsas de plasmas excedentes na unidade é feito mensalmente. “Todos os meses, o Hemocentro repassa esse plasma para a Hemobrás. Nosso intuito é contribuir para a autossufiência nacional nos medicamentos hemoderivados, tão importantes para os pacientes. Além de contribuir nesta produção, reduzimos o custo com tratamento de resíduos infectantes”, afirmou.

Plasma 
O plasma é a parte líquida do sangue, resultante do processo de fracionamento do sangue total, obtido de doadores voluntários dos serviços de hemoterapia. Como os concentrados de hemácias e plaquetas, o plasma tem finalidade transfusional em diversas terapias na assistência à saúde.

A transfusão de plasma absorve cerca de 20% da produção do hemocomponente nos serviços de hemoterapia. Os 80% restantes, o plasma excedente do uso transfusional, pode ser utilizado para beneficiamento na produção de medicamentos hemoderivados. Esses medicamentos possuem alto valor agregado, sendo essenciais para as ações de saúde.

Hemobrás
A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia – Hemobrás é uma empresa pertencente ao Governo Federal. A estatal é vinculada ao Ministério da Saúde (MS), que tem como função social garantir aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) o fornecimento de medicamentos derivados do sangue e/ou obtidos por meio de engenharia genética, com produção nacional.

A Hemobrás, no ramo de indústria farmacêutica, trabalha para reduzir a dependência externa do Brasil no setor de derivados do sangue e biofármacos, ampliando o acesso da população a medicamentos essenciais à vida de milhares de pessoas com hemofilia, além de pacientes de imunodeficiências primárias ou erros inatos do sistema imune, queimaduras graves, aids, câncer, entre outras doenças.

Alex Maia (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo