Helicóptero e ambulâncias são expostas no VI Encontro de Saúde de Goiás
Os secretários de saúde municipais de todo o estado, que estão participando do VI Encontro de Estadual de Saúde na Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS tiveram a oportunidade de conhecer nesta quinta-feira (9 de março) o helicóptero do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu. A aeronave pousou no estacionamento da Sest/SUS e toda a equipe de Unidade de Terapia Intensiva aérea.
Segundo o Coordenador Médico da Regulação do Estado, Genésio Pereira dos Santos, as aeronaves podem ser usadas pela população de Goiás que seja regulado no Sistema Único de Saúde-SUS e atenda aos requisitos para a utilização de UTI. Para ter acesso ao serviço em qualquer parte do estado é necessário procurar a base regional do Samu pelo telefone 192, depois da avaliação o próprio serviço móvel solicita o transporte aéreo atendendo aos requisitos da regulação.
Ele explicou que o helicóptero atende a distâncias menores por possuir autonomia de voo de 400 quilômetros, e as aeronaves fixas a percursos maiores. Segundo a Superintendência de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambulatoriais são realizados de 20 a 30 voos por mês dentro do território goiano e também para outros estados de acordo com a necessidade.
Para o Dr. Genésio a apresentação do serviço aos secretários municipais é importante já que muitos deles desconheciam. Ele informou também a atividade existe a dois anos e meio, quando já foram salvas muitas vidas. A compra de mais um avião pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, que está sendo preparado com a instalação de equipamentos, vai ampliar a capacidade de atendimento aos goianos.
Ambulâncias
Durante o encontro também foram expostas duas ambulâncias do serviço de resgate de emergência. Uma do corpo de bombeiros e outra que faz parte de lote de 7 unidades cedidas pela Rio 2016 (Olimpíadas que aconteceram no Rio de Janeiro no ano passado) para Goiás. A que foi apresentada aos secretários será entregue para o município de Trindade para entrar em operação nos próximos dias e as demais serão distribuídas para Santa Helena de Goiás, Cocalzinho, Porangatu e três para Goiânia.