Heja promove passeio terapêutico com paciente internada na UTI
Intuito da ação do Hospital Estadual de Jaraguá é tornar o período de internação mais ameno, mostrando a importância das práticas humanizadas para o sucesso do tratamento
O Hospital Estadual de Jaraguá (Heja) realizou uma ação inovadora ao promover um passeio terapêutico para Odelice de Sousa Correia Pereira, de 54 anos, que está internada há 33 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Essa iniciativa, liderada por uma equipe multiprofissional teve como objetivo proporcionar benefícios emocionais e físicos tanto para a paciente quanto para seus familiares, que também participaram da ação.
O passeio, cuidadosamente planejado e executado pela equipe do Heja, incluiu profissionais de diversas áreas, que trabalharam juntos para garantir uma experiência segura e significativa para Odelice. Ao sair do ambiente restrito da UTI e ter a oportunidade de respirar ar fresco, a paciente pôde experimentar uma sensação de liberdade e renovação.
“Esse passeio terapêutico é uma forma de lembrar a paciente e seus familiares que existe vida além das paredes da UTI. Além disso, melhora o humor e reforça a esperança, elementos fundamentais para a recuperação”, afirmou a psicóloga Fernanda da Costa e Silva.
A coordenadora de humanização do Heja, Joyce Fernanda, destacou que esse tipo de intervenção terapêutica faz parte de um esforço maior para humanizar o atendimento hospitalar. “Nosso objetivo é tornar o período de internação o mais ameno possível. Sabemos que a recuperação não depende apenas de medicamentos e procedimentos clínicos, mas também do bem-estar emocional dos pacientes”, explicou.
Com iniciativas como essa, a unidade de saúde do Governo de Goiás no município do Vale do Rio Vermelho reforça a importância de práticas humanizadas na saúde, mostrando que a empatia e o cuidado integral são essenciais para o sucesso do tratamento hospitalar.
Hélmiton Prateado (texto e foto)/HMTJ